Inmet emite alerta laranja de perigo por chuvas intensas no Maranhão

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Inmet emite alerta laranja de perigo por chuvas intensas no Maranhão               Foto: Maurício Araya/G1

Por g1 MA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (18), alerta de chuvas intensas com grau de potencial ‘perigo’ para as próximas horas no Maranhão. O aviso é válido até este sábado (19), e abrange o Oeste, Leste, Norte e Centro Maranhense.

Segundo o Inmet, durante esse período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

São Luís e Região Metropolitana

Segundo informações da meteorologia, a manhã desta sexta-feira (18) em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar será de sol e aumento de nuvens, com pancadas de chuva à tarde e a noite. A temperatura mínima será de 23º e máxima de 30º. A previsão será de 80% de chuva com ventos de até 9km/h.

Já o sábado (19) será de sol com muitas nuvens durante o dia em São Luís e Região Metropolitana. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora do dia. A temperatura mínima será de 24º e máxima de 29º. A previsão de chuva será de 90% com ventos de até 9km/h.

Rios transbordam pelas fortes chuvas no Maranhão

Cheia do rio Pericumã provocou alagamentos e estragos em Pedro do Rosário — Foto: Divulgação/CTA

O Ministério de Minas e Energia, por meio do Sistema de Alerta de Eventos Críticos, emitiu um alerta para o nível de rios no Maranhão que transbordaram ou correm o risco de transbordar nos próximos dias, por causa das fortes chuvas.

Na bacia do Itapecuru, o rio subiu, em Codó, de 4,7 metros às 23h de terça-feira (15), para 6,9 m às 15h45 de quarta (16), ultrapassando o nível de inundação de 6,8 m na região. Já em Caxias, o rio apresentava 4,84 m de altura na última terça (15), mas, ao longo da noite, o nível subiu e chegou aos 5 metros durante a madrugada de quarta (16).

Em Pedro do Rosário, a prefeitura decretou estado de calamidade pública após as chuvas da últimas semanas. No município, o rio Pericumã transbordou e vários bairros estão alagados. Um trecho da MA-006, que dá acesso a outros municípios, está completamente alagado e isso impede o trânsito de moradores.

Em Balsas, a chuva no meio da tarde de ontem durou mais de uma hora e deixou muitas ruas alagadas e o trânsito ficou lento porque o rio Maravilha transbordou. A água chegou a poucos centímetros da ponte de madeira que dá acesso ao povoado Jenipapo.

Segundo especialistas, esse é o período de chuvas mais intenso dos últimos vinte anos na região Sul do Maranhão. Da metade do mês de outubro até as primeiras duas semanas de março choveu mais que o dobro do previsto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *