Hospital Regional de Caxias será inaugurado nesta sexta-feira com a presença da presidenta Dilma

Os habitantes dos pequenos municípios maranhenses que estão localizadas nas proximidades cidades de Parnaíba e de Teresina, ambas no estado do Piauí, sabem o quanto tem sido difícil cuidar de suas saúdes, pois na hora H tem que recorrer a elas, já que em seus lugares não há hospitais de qualidade suficiente nem para atender as pequenas demandas.

Essa realidade – muitas das vezes humilhante e em outras vezes trágicas – vai ter fim a partir da próxima sexta-feira, 28, quando será inaugurado o Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão na cidade de Caxias. O fato é tão importante para aquela comunidade, que além das autoridades estaduais capitaneadas pelo governador Flávio Dino, também já confirmou sua presença a presidenta da República, Dilma Rousseff.

hospital-regional-de-caxias

Hospital Regional de Caxias com serviço de alta complexidade para a região dos Cocais será inaugurado nesta sexta-feira, dia 28.

Não há como deixar de manifestar o meu contentamento diante dos fatos que se concretizam já no primeiro ano do governo Flávio Dino. Como araiosense, tenho acompanhado ao longo dos anos a via crus das pessoas humildes de meu município, que tem que se deslocar para Parnaíba/PI, em busca de um atendimento médico.

E não falo de serviços de alta complexidade – como os que serão realizados no Hospital Regional de Caxias – e sim de procedimentos simples, como um osso do corpo quebrado, em que os pacientes (não seriam vítimas?) só conseguem atendimento do sistema de saúde da cidade piauiense.

Ao longo desses anos sei também que muitos já receberam um não porque são de cidades do Maranhão. Também sei que há mais de dez anos as mães araiosenses estão ganhando seus filhos na cidade de Parnaíba, isso quando não ocorre nas dependências do veículo que as transporta.

Felizmente, essa situação da falta de compromisso com a saúde do maranhense está mudando no nosso estado. O governo Flávio Dino está fazendo a diferença e dá um grande passo para diminuir essas desigualdades com a inauguração do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.

A partir da próxima sexta-feira, 26 cidades da região dos cocais serão beneficiadas da com atendimento de alta e média complexidade por este hospital.  Um centro de alta complexidade, no qual, segundo informações do governo estadual, foram investidos R$ 21 milhões do Tesouro Estadual e Governo Federal.

Marco divisório.

A inauguração do Hospital Regional de Caxias será um marco divisório na saúde que beneficiará milhares maranhenses da região dos cocais. Os pacientes terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cirurgias oftalmológicas, biópsias e pediatria, entre outras.

O hospital atenderá casos mais graves, pacientes de alta e média complexidade da região. É um ganho enorme para a população que precisa de tratamento especializado de qualidade, disponibilizado pelo poder público estadual.

Serão 783 mil pessoas beneficiadas da região dos cocais que não mais terão que se deslocar até as capitais de Teresina (PI) ou São Luís (MA) em busca de atendimento médico.

A partir desta data, estas pessoas passarão a contar com serviços médicos gratuitos e com qualidade oferecidos pelo serviço público. Significa melhorar o acesso da população à saúde de qualidade, com um tratamento digno e com reflexo na qualidade de vida.

A obra de construção do Hospital Regional de Caxias estava parada por problemas fundiários.  Em apenas 11 meses, o novo governo regularizou a situação e já está entregando aquela casa de saúde à população, algo extremamente necessário para esta região. Importante ressaltar que é seu dinheiro, contribuinte, sendo aplicado de maneira correta. Proporcionando atendimento digno ao qual o cidadão tem direito, conforme determina a Constituição brasileira.

Com esta obra, o governo do estado segue firme com sua estratégia de formar um cinturão assistencial, ou seja, implantar serviços de qualidade para assistir à população com atendimento médico que elas não tinham antes. Isto significa a descentralização do atendimento, possibilitando diminuir a sobrecarga dos serviços públicos da capital.

Estrutura do Hospital Regional de Caxias conta com 122 leitos de internação divididos em:

– 26 leitos de clínica médica;

-26 leitos de clínica pediátrica;

– 26 leitos de clínica ortopédica;

– 26 leitos de clínica cirúrgica;

-12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva);

– 6 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).

Corpo Clinico:  70 médicos;  50 enfermeiros.

Serviços de apoio de diagnóstico e terapia:

Laboratório,

Radiologia,

Ultrassonografia,

Tomografia,

Endoscopia,

Eletrocardiograma,

Densitometria,

Eco cardiograma,

Diagnósticos oftalmológicos,

Mamografia,

Teste ergométrico,

Holter e outros.

Municípios que serão beneficiados:

Região de Caxias – Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter; Região de São João dos Patos – Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Carolina, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão; Região de Timon – Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.

Justa homenagem

O Hospital Regional de Caxias leva o nome do médico caxiense Everaldo Ferreira Aragão, falecido em 2010, após três anos de luta contra um câncer nos rins. A homenagem é pelos 33 anos de relevantes serviços prestados à população de Caxias nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia. A autoria da indicação é dos ex-deputados Cleide Coutinho e Arnaldo Melo, aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa em dezembro de 2014, Lei n° 228/2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *