Mais uma vez a Secretária de Educação Jaqueline Pimentel e os Gestores das Unidades Escolares de Araioses estiveram reunidos para discutir os resultados alcançados no mês anterior. Dia 22 de outubro foi o mês escolhido para que os Gestores estivessem ao mesmo momento apresentando os seus resultados mas também discutindo oportunidades de melhorias, sendo treinados e orientados para o desenvolvimento de novas práticas, novos fazeres e acima de tudo, para apreenderem novos saberes.
A sistematização das reuniões mensais permite que as partes envolvidas – Secretária e Gestores – discutam as ações desenvolvidas e os resultados alcançados, as dificuldades do período, oportunidades de melhorias, aderência do que foi feito ao Projeto Político Pedagógico e que já projetem as ações futuras.
Realizar estes encontros para fazer fechamentos mensais é algo que se igual ao ambiente privado, já que as Unidades Escolares de Araioses hoje trabalham com objetivos, indicadores e metas.
Se para alguns parece perda de tempo, para os que compreendem sobre o que de fato é gerir algo fica evidente a necessidade já que não se gerencia aquilo que não se mede e não se controla aquilo que não se faz análise crítica de resultados. Para garantir correções de percursos é preciso Planejar, Fazer, Checar e Agir Preventivamente ou Corretivamente, de acordo com a metodologia mundialmente reconhecida como PDCA – Plan, Do, Check e Action.
Na última reunião foram tratados os temas relacionados ao Programa Mais Educação uma vez que ainda existem muitos aspectos que merecem ajustes para que exista efetividade e os resultados sejam alcançados de modo pleno; foi objeto de treinamento o Projeto Presença, algo essencial para garantir aderência dos dados da educação municipal aos requisitos demandados pelo Governo Federal.
Novamente foram emitidos feedbacks pela Secretaria sobre os pontos falhos ou os ajustes que se fazem necessários para que Araioses tenha mais que Gestores Escolares, passe a ter estrategistas, profissionais que estarão olhando para a Escola sempre com foco em melhoria dos resultados e da qualidade educacional, redução de custos, maior aderência às necessidades locais e acima de tudo, incremento sobre os números ruins que até então o município vem atingindo e que tem colocado Araioses entre os piores resultados educacionais do Maranhão.
É preciso evoluir e a competência instalada dos Gestores com certeza fará a diferença. Um outro aspecto passa pelo comprometimento de todas as partes envolvidas e neste caso, professore, comunidade escolar e os alunos são partes essenciais nas novas conquistas da educação pensada para Araioses.
Com informações da SEMEA