REUNIÃO GESTORES ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARAIOSES

Mais uma vez a Secretária de Educação Jaqueline Pimentel e os Gestores das Unidades Escolares de Araioses estiveram reunidos para discutir os resultados alcançados no mês anterior. Dia 22 de outubro foi o mês escolhido para que os Gestores estivessem ao mesmo momento apresentando os seus resultados mas também discutindo oportunidades de melhorias, sendo treinados e orientados para o desenvolvimento de novas práticas, novos fazeres e acima de tudo, para apreenderem novos saberes.

A sistematização das reuniões mensais permite que as partes envolvidas – Secretária e Gestores – discutam as ações desenvolvidas e os resultados alcançados, as dificuldades do período, oportunidades de melhorias, aderência do que foi feito ao Projeto Político Pedagógico e que já projetem as ações futuras.

Realizar estes encontros para fazer fechamentos mensais é algo que se igual ao ambiente privado, já que as Unidades Escolares de Araioses hoje trabalham com objetivos, indicadores e metas.

Se para alguns parece perda de tempo, para os que compreendem sobre o que de fato é gerir algo fica  evidente a necessidade já que não se gerencia aquilo que não se mede e não se controla aquilo que não se faz análise crítica de resultados. Para garantir correções de percursos é preciso Planejar, Fazer, Checar e Agir Preventivamente ou Corretivamente, de acordo com a metodologia mundialmente reconhecida como PDCA – Plan, Do, Check e Action.

Na última reunião foram tratados os temas relacionados ao Programa Mais Educação uma vez que ainda existem muitos aspectos que merecem ajustes para que exista efetividade e os resultados sejam alcançados de modo pleno; foi objeto de treinamento o Projeto Presença, algo essencial para garantir aderência dos dados da educação municipal aos requisitos demandados pelo Governo Federal.

semea=reunião-de-gestoresNovamente foram emitidos feedbacks pela Secretaria sobre os pontos falhos ou os ajustes que se fazem necessários para que Araioses tenha mais que Gestores Escolares, passe a ter estrategistas, profissionais que estarão olhando para a Escola sempre com foco em melhoria dos resultados e da qualidade educacional, redução de custos, maior aderência às necessidades locais e acima de tudo, incremento sobre os números ruins que até então o município vem atingindo e que tem colocado Araioses entre os piores resultados educacionais do Maranhão.

É preciso evoluir e a competência instalada dos Gestores com certeza fará a diferença. Um outro aspecto passa pelo comprometimento de todas as partes envolvidas e neste caso, professore, comunidade escolar e os alunos são partes essenciais nas novas conquistas da educação pensada para Araioses.

 Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *