Brasileira conquista ouro em Shangai e confirma a classificação para as Olimpíadas
Por Redação Ge — São Paulo
A brasileira Rayssa Leal conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na etapa da China do Pré-Olímpico de skate, competição que valeu pontos para o ranking classificatório para os Jogos de Paris. A maranhense terminou com 274,89 pontos, na frente das japonesas Liz Akama (273,45) e Coco Yoshozawa (257,73). Com o resultado, Rayssa se garantiu nas Olimpíadas de Paris com uma etapa de antecedência, já que, mesmo que não participe da última prova classificatória, em junho, na Hungria, não será ultrapassada.
A vaga foi confirmada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que, horas depois da prova, postou nas redes sociais que a maranhense de 16 anos estava classificada para as Olimpíadas.
Na parte das voltas, a brasileira conseguiu a ótima nota de 92,23, passando para a etapa das manobras únicas na primeira posição. Ali, começou mantendo a liderança com a nota 86,30. Na sequência, conseguiu um 91,81 e pôde ficar tranquila para tentar arriscar nas três rodadas finais. Depois de duas quedas, atingiu 90,85 na última manobra para garantir o título.
Atual vice-campeã olímpica, Rayssa Leal vem de um título na etapa de San Diego da Street League, há três semanas, mas não tinha ido bem na etapa dos Emirados Árabes do Circuito Mundial, quando terminou na sétima posição.
Na prova masculina, também neste domingo, Giovanni Vianna terminou na sétima posição. No park masculino, Pedro Barros foi quinto, Augusto Akio sétimo e Luigi Cini o oitavo. No park feminino, Isadora Pacheco foi quarta colocada e Dora Varella a sexta.