Banco do Nordeste propaga a música nordestina e apoia a cadeia produtiva cultural

Listas de reprodução de canções de artistas da região somam mais de 100 horas nas plataformas digitais

São Luís (MA), 22 de março de 2024 – A música é um dos traços mais característicos da cultura nordestina. O projeto Banco do Nordeste Cultural quer contribuir para a valorização dos artistas da Região e o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Para isso, convidou especialistas da área para construírem listas de músicas de todos os estados nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. O resultado soma mais de 100 horas de música e está disponível para acesso gratuitamente nos aplicativos Deezer, Spotify e YouTube.

A coordenadora do projeto e funcionária do BNB Juliana Coelho conta que os curadores se debruçaram sobre a produção musical de cada estado e apostaram na diversidade, com a seleção desde clássicos a canções poucos conhecidas e lançamentos, de todos os estilos. Trabalharam em cada playlist do chamado Ecossistema Musical pelo menos dois especialistas com experiência em festivais e/ou produção musical, de diferentes pontos daquele estado.

“O Ecossistema Musical tem o objetivo de fortalecer o elo da difusão da produção musical dos 11 estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste e possibilitar a articulação e a conexão entre as cenas musicais, bem como o estímulo à criação de redes”, explica Juliana.

Música maranhense

“A cena musical atual do Maranhão é uma das mais ricas e desconhecidas do Brasil. Ritmos como tambor de crioula, bumba meu boi, em seus mais diversos sotaques, cacuriá, entre outros, além dos mestres da cultura popular, deixaram e deixam seu legado afropindorâmico, amazônico, negro e indígena. Acreditamos nas ferramentas que temos nas mãos, na capacidade de reverberar as nossas vozes.”, diz a carta de apresentação da proposta da coletânea de obras maranhenses, assinada pelos curadores Luciana Simões e Zema Ribeiro, disponível no site do Banco do Nordeste. Eles completam: “O Maranhão está pronto para se conectar com produtores e artistas de todo o mundo, fazer uma bonita troca, fazer parte da dança, criar curiosidade para os nossos sotaques, para a musicalidade desta parte do Brasil, que tem um pé no Nordeste e o outro na Amazônia”. A lista conta com 122 canções, que somam mais de 8 horas de músicas de artistas do estado.

Luciana Simões é maranhense, artista na banda Criolina e ativista cultural. Criadora e gestora do Festival BR-135, um dos principais movimentos da música no estado, com realização há 10 anos. É co-criadora do Observatório da Cultura do Maranhão e da Liga da Cultura, além dos Festivais BR Instrumental e Conecta Música. Já atuou também na curadoria de diversos projetos ligados à valorização da música no Brasil.

Zema Ribeiro é jornalista e coordenador de produção da Rádio Timbira, e responsável pela produção e apresentação do tradicional programa Balaio Cultural. Escreve regularmente para o portal especializado em cultura brasileira Farofafá. É autor de trabalhos como “Chorografia do Maranhão” e “Penúltima página: Cultura no Vias de Fato”.

Banco do Nordeste Cultural

O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição. Para isso, as ações do BNB com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais, os acervos artístico, histórico e bibliográfico, a ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio cultural, ampliando a disponibilização de atividades nos estados que não possuem equipamentos da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *