Nas últimas horas está sendo repassado nas redes sociais o suposto resultado de uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Araioses, com vistas a eleição de 2024.
Nela, a ex-prefeita de Araioses Valéria do Manin e filha de Manin Leal, aparece “nas alturas” em primeiro lugar, com o empresário e líder político Neto Carvalho em segundo e a atual prefeita Luciana Trinta na terceira colocação.
A suposta pesquisa teria sido feita pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública e o que chama a atenção é que no gráfico 2 – que é a estimulada – aparece vários nomes que não são candidatos. Essa situação ocorre geralmente na pesquisa espontânea.
Quem conhece e acompanha a política de Araioses sabe que se trata de uma pesquisa fake, supostamente montada a mando de Manin Leal que veria nessa jogada uma forma – bastante equivocada a meu ver – de tirar a filha da lanterna na corrida pela prefeitura de Araioses e por tabela animar algum “investidor” no seu projeto – muitíssimo improvável – de voltar a mandar e desmandar nos destinos de Araioses.
Não é a primeira vez que Manin Leal tenta manipular e deturpar resultados de pesquisa. Na eleição de 2026 um comunicador teve que excluir uma postagem em seu blog por ter publicado o resultado fraldado de uma pesquisa de intenção de votos realizado pelo MBO, em nosso município.
No resultado real, que o leitor poderá ver no link abaixo a pesquisa do MOB mostra a verdade nua e crua da então prefeita de Araioses Valéria do Manin, que liderava todos os índices de rejeição e que tinha péssima avaliação popular.
Em confrontos mano-a-mano – se é que me entendem – ela perdia para todos os candidatos, incluindo nessa lista o Manoel da Polo – último colocado na mesma pesquisa – que acabou sendo o vice do ex-prefeito Cristino Gonçalves.
Portanto, nada demais na pesquisa fake que já chegou ao meu conhecimento e de outros.
Saiba mais: