Revista Piauí desnuda Santa Quitéria/MA

Santa Quitéria/MA tem 410 vezes menos habitantes do que São Paulo/SP, porém fez mais testes de HIV em 2021, do que a cidade paulista.

Sâmia Moreira – prefeita de Santa Quitéria e o esposo Neto Carvalho (Reprodução)

Pelo que muito tem sido dito em blogs, redes sociais e nos discursos políticos – em locais públicos e privados – poderíamos dizer, com muita convicção, que em Santa Quitéria/MA ocorre uma das gestões mais progressiva e honesta da região, porém não é bem assim, de acordo a reportagem FARRA ILIMITADA do jornalista Breno Pires, na Edição 190, Julho 2022 da Revista Piauí.

Segundo a reportagem, Santa Quitéria do Maranhão, com população de 29.191 habitantes de acordo com o último Censo (2010) registrou mais exames para detectar infecção pelo vírus HIV do que a cidade de São Paulo, com 12,33 milhões de habitantes – Censo 2020.

Na reportagem ORÇAMENTO SECRETO BANCA FRAUDES NO SUS, da mesma revista diz que a cidade de Santa Quitéria do Maranhão, aquela que inflacionou tanto os números que passou São Paulo em exames do vírus HIV, conseguiu o que queria em 2021: recebeu o teto de 4,6 milhões de reais. O inusitado é que, em vez de promover uma virada na saúde, os serviços médicos desabaram. Em vez dos 847 mil procedimentos do ano anterior – o número que serviu para explodir o teto –, os atendimentos caíram para 136 mil. As consultas com especialistas diminuíram sete vezes. Os atendimentos de urgência caíram 3,5 vezes. Com tanta redução, o gasto do município caiu para 887 mil reais, um quinto do ano anterior.

A reportagem da Revista Piauí ganhou destaque não apenas em blogs maranhenses como na imprensa nacional. No programa de rádio É da Coisa apresentado pelo conceituadíssimo jornalista de Reinaldo Azevedo (veja o vídeo abaixo) o disparate dos gastos com exames de HIV fui um dos destaques.

Injustificável! Em apenas um ano, prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão “fez” mais testes de HIV que São Paulo. Com a palavra o Ministério Público de Santa Quitéria!

É bom ficar de olho, pois essa gente não parece ser nenhum exemplo de bons gestores.

Leia a íntegra da reportagem da Revista Piauí, (AQUI)

Outros sites e blogs que destacaram o assunto:

Portal CN1Em apenas um ano, prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão “fez” mais testes de HIV que São Paulo

Domingos CostaFRAUDE: Em apenas um ano, prefeitura de Santa Quitéria do MA “fez” mais testes de HIV que São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *