Desde 2015, inaugurando uma média de 13 unidades ao ano, o Governo do Estado tornou a rede de Restaurantes Populares do Maranhão, que contava com apenas 6 unidades em São Luís, na maior do Brasil. Hoje, somando os Restaurantes Populares à cozinha comunitária de São Luís e a de Alcântara, o Estado totaliza 99 equipamentos em prol da segurança alimentar dos maranhenses.
O Governo do Maranhão segue com o ritmo intenso de inaugurações e vai entregar a 100ª unidade na cidade de Icatu, na quinta-feira (31). Somente em 2022, já foram entregues 35 restaurantes, os mais recentes foram inaugurados nas cidades de Bom Jesus das Selvas, Jatobá, Fortuna e Lago Verde.
Com refeições balanceadas ao preço de R$ 1,00, os Restaurantes Populares espalhados por todas as regiões do Estado vêm fazendo a diferença para os maranhenses em situação de vulnerabilidade social em tempos de recessão econômica nacional e crise sanitária. De 2015 a fevereiro de 2022, os equipamentos já acumulam 37.456.000 refeições servidas aos que mais necessitam.
O governador Flávio Dino destacou o papel social e econômico do Restaurante Popular na vida dos maranhenses no atual momento de crise em que o país atravessa.
“Os Restaurantes Populares são, hoje, o melhor e maior equipamento social que nós pudemos oferecer em meio a essa gravíssima crise, porque ele cumpre múltiplos papéis. Em primeiro lugar, possibilita acesso à alimentação digna; em segundo lugar, possibilita economia para as pessoas, mesmo que elas, eventualmente, possam pagar. Aqui têm acesso a uma alimentação de qualidade a um preço simbólico, na verdade e, com isso, conseguem economizar o dinheiro para investir em outras coisas nas suas casas, para as suas famílias. Em terceiro lugar, é fruto de um grande esforço de compreender que nesse momento de crise nacional, em que o desemprego está muito alto, nós precisamos fazer com que haja ampla união para que os resultados apareçam”, destacou o governador.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, falou sobre o empenho do Governo do Maranhão em atingir 100 Restaurantes Populares inaugurados.
“Temos a maior rede de Restaurantes Populares do Brasil. A meta que o governador nos lançou foi uma meta extremamente desafiadora de chegar a 100 Restaurantes Populares. Isso é fruto da sensibilidade, do olhar diferenciado do Governo do Estado, que trabalha sempre por quem mais precisa, pelos mais vulneráveis e, realmente, em prol da segurança alimentar”, disse Abdalla.