Santa Rosa: de novo os velhos problemas

Voluntários construíram barragens 

Mais uma vez entre muitas, a nascente do Rio Santa Rosa secou novamente. O serviço feito na gestão do prefeito Cristino Gonçalves de Araújo que animou aquela gente – como outras feitas antes – também não passou de mais uma obra paliativa.

A situação do rio é gravíssima, porque prejudica muita gente que fica sem água para o consumo humano. Com o passar dos meses até os animais são prejudicados também.

A situação é antiga e o máximo feito até hoje são obras paliativas de cavar a nascente do rio, que logo a própria Natureza se encarrega de desfazer o que foi feito como a indicar que estão perdendo tempo.

Canal dado como concluído pela prefeitura de Araioses  em 11 de fevereiro de 2020

Nesse final de semana um grupo voluntários de moradores do povoado se juntaram na nascente do rio, para eles mesmo iniciarem os serviços de desobstrução da nascente desse.

Na ideia deles, se constrói duas barragens de sacos de areia, com uma no local onde teve início da abertura do canal pela gestão passada e outra onde ainda tem água no rio. Entre as duas procede-se a cavação. O fato ganhou as redes sociais.

Há também a informação de que a prefeita Luciana Marão esteve no Remanso – e sabendo do que ocorria na nascente do rio – teria se comprometido a falar com um fazendeiro da localidade para que esse cedesse uma escavadeira para o serviço de desobstrução.

Vale ressaltar que esses serviços são de competência da AHINOR/DNIT que fez a cavação do novo canal em parceria técnica coma Prefeitura de Araioses.

Antiga nascente do Rio Santa Rosa

Essa a situação do rio no local obstruído

No site da prefeitura de Araioses – gestão Cristino Gonçalves – foi publicado:

Obras da abertura do Novo Canal do Rio Santa Rosa em Remanso seguem a todo vapor

Desenvolvimento: Prefeitura de Araioses conclui obras do Novo Canal do Rio Santa Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *