Com sintomas de Covid-19, jovem grávida morre durante transferência do interior para capital no MA

Com sintomas de Covid-19, jovem grávida morre durante transferência do interior para capital no MA — Foto: Divulgação

Por G1 MA – São Luís

Uma jovem identificada como Neurivania Lima de Assunção, de 29 anos, moradora da cidade de Fernando Falcão, a 408 km de São Luís, faleceu nessa segunda-feira (1) durante transferência clínica para a capital. Neurivania estava grávida de sete meses e apresentou quadro grave de insuficiência respiratória aguda, compatível com a Covid-19, mesmo o resultado do exame dando negativo.

No domingo (28), a jovem foi transferida de Fernando Falcão para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Barra do Corda. Ao chegar na Upa na noite de domingo (28), ela apresentou saturação abaixo de 80% e foi colocado máscara de alto fluxo aliada a medicações, mesmo assim não obteve melhoras.

Por conta do agravamento de seu quadro clínico, a jovem foi entubada e transferida para a UTI nessa segunda, mas não resistiu e morreu no local. O bebê também não resistiu e morreu.

Neurivania faleceu dentro da ambulância na BR-135 próximo ao município de Santa Rita, durante a transferência para a capital São Luís, onde seria internada na maternidade Marly Sarney.

Outro caso em Imperatriz

A estudante de administração, Luana Gurgel, de 24 anos, aguardava a chegada do primeiro filho quando testou positivo para a Covid-19, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. Sem comorbidades, a jovem perdeu a batalha contra a doença e morreu no último sábado (27), horas após dar a luz ao pequeno Bento.

O caso ganhou repercussão em todo o estado neste fim de semana, após um relato feito pelo companheiro da jovem e pai do bebê, o estudante de jornalismo Cayro Yuri, de 24 anos, em uma rede social.

Sintomas da Covid-19

Os sintomas mais comuns da Covid-19, são febre, tosse seca e cansaço, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, na medida em que a ciência descobre mais sobre o novo coronavírus, mais sintomas vêm sendo associados à doença.

Recentemente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), na sigla em inglês, atualizou a lista de sintomas de Covid-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar ou dificuldade de respirar
  • Calafrios e tremores persistentes
  • Dores musculares
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Perda recente do olfato ou do paladar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *