Gestão comanda por um médico deixou Araioses na UTI

Segundo uma fonte aí está um dos empreendimentos da família do ex-prefeito Cristino – Foto: Reprodução

Na sessão solene da abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Araioses realizada dia 2 passado, na ausência da prefeita Luciana Trinta, o assessor jurídico Dr. Muryllo Sávio Nunes da Silva foi quem fez a leitura da mensagem da chefe do Executivo Araiosense aos vereadores e demais presentes a aquele ato.

A mensagem diz da situação caótica deixada pelo antecessor Cristino Gonçalves e da política que ela pretende implantar para desenvolver o município.

No post de hoje (10) destaco alguns aspectos da mensagem que cuida do desastre administrativo que foi o governo do ex-prefeito.

A começar pela educação que na mensagem diz: encontramos escolas em péssimo estado de conservação, ônibus que fazem o transporte escolar sucateados, problemas no estoque da merenda com gêneros alimentícios vencidos, que certamente prejudicaram aos alunos que necessitavam de uma assistência.

Na saúde o desastre não foi menor. A mensagem diz: encontramos uma situação precária, na verdade caótica, falta de informações acerca da gestão passada, ausência de medicamentos, equipamentos e ambulâncias sucateadas, abandonadas em várias oficinas por falta de pagamento, prédio da Secretária Municipal de Saúde em completo abandono e totalmente depreciado.

Também foram encontradas multas irregularidades no funcionamento do Hospital Municipal onde destaco a falta de iluminação suficiente e ausência de medicação. Também fala que todos os equipamentos destinados à esterilização dos apetrechos médicos estão inoperantes. Atendimento odontológico já não funcionava, equipamentos sucateados e móveis imprestáveis nos centros odontológicos.

Um caso gravíssimo encontrado pela atual gestão diz respeito a folha de pagamento que foi encontrada inchada, onerosa e superfaturada, com inúmeros funcionários fantasmas, em desvio de função, ausentes e contratos permeados por ilicitudes e irregularidades.

Em outra situação que preocupa a mensagem se dirige com exclusividade aos vereadores onde diz que a maior omissão foi com nossas gerações futuras numa referência aos estudantes araiosenses que ficaram mais de 270 dias sem a devida assistência escolar, nem com a realização de atividades remotas, o que fez com que a evasão atingisse números alarmantes com perdas significativas na aprendizagem e o reflexo podemos sentir agora com a queda significativa dos coeficientes de distribuição dos recursos do novo FUNDEB.

Continua a mensagem: Alunos desmotivados, famílias desacreditadas, sem amparo pedagógico nem assistencial. Nos deparamos com muitos alimentos com data vencida sem serem entregues aos seus destinatários, em plena dissonância com o momento em que vivemos. Houve na verdade, nos últimos meses da gestão passada, a construção de um abismo que prejudicará gerações futuras. Para se ter uma ideia da dimensão do problema nas nossas escolas, temos mais de 95% de nossas escolas com problemas nos caixas escolares e sem receberem nenhum aporte financeiro do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE, tão fundamental para a retomada das aulas.

Enquanto isso…

Se por um lado à prefeita Luciana Trinta tem um baita de um desafio para recolocar Araioses no caminho de um merecido desenvolvimento, o mesmo parece não ocorrer com o ex-prefeito Cristino Gonçalves, seus familiares e afins.

Pelas redes sociais navegam imagens em fotos e vídeos carregados de ostentação, por parte de quem tinha vida difícil antes do clã chegar ao poder.

Fala-se em pousadas em paraísos turísticos com padrão internacional, mansões, restaurantes (veja o vídeo) de luxo e até fazendas em estados do Centro-Oeste.

Já postei aqui no blog que apenas uma rigorosa investigação da parte de instituições como Polícia Federal e Civil e ainda do Ministério Público Federal e Estadual podem chegar ao volume de dinheiro público que supostamente foi surrupiado do Tesouro Municipal durante a nefasta administração do ex-prefeito Cristino Gonçalves de Araújo.

A mensagem da prefeita Luciana Trinta lida na sessão do dia 2 de fevereiro só reforça esse raciocínio. Fora a eleição de 2004, em todas as outras fui opositor dela nos pleitos que enfrentou.

Não sou adversário político nem inimigo dela nem de ninguém, porém amo Araioses acima de muita coisa na vida e sofro com o atraso no qual, péssimos gestores submeteram essa terra querida. O último – um médico – deixou Araioses na UTI.

A prefeita diz a verdade quando fala do caos que encontrou no município, mas não deve ficar só no lamento.

Ela precisa correr atrás dessa gente que hoje são os novos ricos a custa do dinheiro que não era deles.

Polícia Federal neles. É só seguir o rastro do dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *