Restaurante Popular já serviu 75 mil refeições gratuitas à população de rua na pandemia

Quentinhas do Restaurante Popular

Os Restaurantes Populares em São Luís serviram, entre abril e junho, 74.840 refeições gratuitas para pessoas em situação de rua – ou seja, aquelas que não têm casa para morar.

Esses três meses foram fortemente impactados pela pandemia de coronavírus, o que tornou ainda mais difícil a situação dos mais carentes.

Entre as ações para reduzir esse impacto, esteve a entrega das refeições preparadas nos Restaurantes Populares e entregues aos moradores de rua.

Foram feitas parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) e movimentos como a Pastoral da Terra para que as refeições chegassem até eles.

As quentinhas também foram entregues no abrigo montado no Estádio Castelão para receber as pessoas em situação de rua. As refeições foram preparadas sempre com a orientação de nutricionistas.

O fornecimento foi feito diariamente. “Sabemos que a segurança alimentar para as pessoas em situação de vulnerabilidade social é extremamente importante neste momento”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser.

Restaurantes Populares

O número de Restaurantes Populares aumentou de 6 para 50 desde 2015 no Maranhão. A capacidade é de 30 mil refeições diárias.

Antes, esses restaurantes só existiam em São Luís; agora estão espalhados por diversas regiões do estado.

Com pratos de R$ 2 (cidades do Mais IDH, com população mais carente) a R$ 3 (demais municípios), o Restaurante Popular serve refeições completas, balanceadas e saborosas.

Somados, os Restaurantes Populares já serviram mais de 20 milhões de pratos desde 2015.

Durante a pandemia, as refeições estão sendo servidas em quentinhas, para evitar aglomerações nas unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *