23 pacientes recebem alta e Maranhão alcança 132 curados do novo coronavírus

Pandemia do novo coronavírus afetou todo o mundo e fez com que sociedade repensasse relações — Foto: Getty Images

Por Rafael Cardoso, G1 MA – São Luís, MA

Com mais 23 pacientes recebendo alta, o Maranhão alcançou neste domingo (19) a marca de 132 pessoas curadas do novo coronavírus. Esse foi um dos maiores números de recuperados em 24h, desde quando a doença chegou ao estado.

A informação dos curados foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que confirmou também que o estado tem 1.320 infectados em 40 municípios. Ao todo, 54 pessoas já morreram no Maranhão por conta da doença.

Distanciamento social é aprovado por 75% da população de São Luís

Segundo o boletim da SES, 337 pessoas estão internadas em hospitais públicos e privados, sendo que 194 estão em enfermarias e 143 em leitos de UTI. Além delas, outros 797 pacientes que estão com a Covid-19 se recuperam o isolamento domiciliar, dentro de casa.

Casos públicos

Curado da Covid-19, seu Laércio saiu aplaudido do Hospital Carlos Macieira – Reprodução G1-MA

Um desses pacientes curados da Covid-19 é o Laércio, que estava internado no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Em um vídeo postado nesta sexta-feira (10) pelo secretário de Saúde, Carlos Lula, o paciente aparece sendo aplaudido por vários profissionais de saúde durante a sua saída do hospital.

“Aproveitei o máximo da competência de vocês [profissionais de saúde]. Para quem está nessa situação, aguarde. Seu dia vai chegar. Nós estamos com fé”, declarou.

Médico é o primeiro paciente a receber alta após contrair Covid-19 em hospital de São Luís

Outro paciente já recuperado da doença é o médico Cláudio Barros, de 28 anos, que estava internado no Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.

Em um vídeo, Cláudio é aplaudido no corredor por técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e funcionários que deram assistência para ele durante seu período de internação. Na imagem, ele segura uma placa com a frase ‘Eu fui curado do Covid-19′, graças a todos vocês, obrigado’.

Médico é o primeiro paciente a receber alta no Hospital Universitário Presidente Dutra após contrair Covid-19 – Foto: Divulgação/Redes Sociais-reprodução G1 MA

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *