Equipe do Iema é a grande campeã do International Tournament of Robots

Equipe do Iema São Luís é a grande campeã do ITR – International Tournament of Robots 2019 com sete troféus ao todo

A equipe do Iema São Luís é a grande campeã do ITR – International Tournament of Robots 2019 com sete troféus ao todo. A equipe da unidade plena do Instituo Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão localizada na capital do estado venceu quatro das sete modalidades no Nível 3, ficando com o primeiro lugar nas provas ‘Registro multimidiático’, ‘Dança de robôs’, ‘Resgate no plano’, e ‘Sumô’. Ainda no Nível 3, essa mesma equipe garantiu lugar de destaque no pódio ao conquistar o segundo lugar – com 200 pontos – na prova ‘Viagem ao centro da terra’, o terceiro lugar – com 360 pontos – no ‘Resgate de alto risco’, e também o terceiro lugar no ‘Cabo de guerra’, com 47 pontos.

Equipes do Iema de outras unidades escolares também foram premidas, elevando para 12 o número de troféus conquistados pelo Instituto. Com excelente participação, a unidade plena do Iema de Pindaré foi a segunda que mais pontuou no Torneio Internacional de Robótica no Nível 3. A equipe Iema Pindaré conquistou o primeiro lugar ao vencer a prova ‘Viagem ao centro da terra’, e a terceira posição na prova ‘Registro Multimidiático’.  A equipe XLR8 Iema Pindaré ficou em segundo lugar – com 390 pontos – na prova ‘Resgate de alto nível’.

Considerada a surpresa do ITR 2019, a equipe Iema Brejo conquistou o terceiro lugar no Nível 3 ao fazer 168 pontos na prova ‘Viagem ao centro da terra’. “É uma conquista de toda a escola, de modo especial das quatro turmas do primeiro ano que se uniram para comprar o equipamento (Lego) e que mostra a união entorno do projeto da robótica”, comentou o professor de física da UP Brejo, Fábio Sousa.

Também no Nível 3, ocuparam lugar de destaque no pódio as equipes Monster High (da Paraíba) – primeiro lugar com 420 pontos na prova ‘Resgate de alto risco’, e Robotic League (Chapecó/SC), que venceu com 54 pontos a prova ‘Cabo de guerra’. Robotic League ficou em segundo lugar nas provas ‘Registro multimidiático’ e ‘Sumô’.

Em sua fala durante a premiação, o reitor do Iema, Jhonatan Almada, agradeceu a participação de todas as equipes, elogiou o trabalho realizado nas escolas com a robótica e destacou o ‘espírito de amizade’ que toma conta do ITR. “Tivemos a grande alegria de organizar, receber e participar deste evento de nível internacional no Maranhão com este evento que celebra a robótica educacional”, disse o reitor.

No Nível 2, a equipe Eureca Mack 2 ficou em primeiro lugar na prova ‘Registro Multimidiático’, seguida pela equipe Eureca Mack 1, em segundo. A equipe Andrômeda venceu a prova ‘Dança’. No ‘Resgate no plano’ venceu a equipe Overcharge, com 300 pontos. Ainda no Nível 2, venceu a prova ‘Resgate de alto risco’ a equipe Minotauro (310 pontos); ‘Viagem ao centro da terra’ tem como vencedora a equipe Pirai Android. A prova ‘Sumô’ foi vencida pela equipe Overcharge. Em segundo lugar ficou a equipe Geozinho e, em terceiro, a equipe Lindobô. Neste nível, a prova Cabo de guerra tem como vencedora a equipe Kill or run, com 24 pontos. A equipe Piraii Skydroid ficou em segundo lugar, com 18 pontos, seguida de Geozinho, com oito pontos.

Sobre o torneio

O Torneio Internacional de Robôs aconteceu em São Luís, no Golden Shopping, de 26 a 30 de junho, e reuniu estudantes de estados como Santa Catarina, Paraíba, Ceará e Rio de Janeiro.  Mais de 125 equipes se inscreveram, inclusive da Argentina, Uruguai e Peru. Um grande número de equipes dos Institutos federais brasileiros desistiu, principalmente por causa dos cortes na verba da Educação anunciados pelo governo brasileiro.

Fonte: Iema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *