Situação do Rio Santa Rosa é crítica e pode ser a pior dos últimos tempos

O Eng. Ribamar Cantanhede – Coordenador de Engenharia da AHINOR no Maranhão foi um dos palestrantes da reunião  do dia 8 de novembro do ano passado, onde mostrou as alternativas do que fazer para voltar a navegação no Rio Santa Rosa

O drama – pela falta de água potável – dos moradores do povoado Remanso e região está de volta e segundo aquela gente pior do que já esteve nos últimos anos.

A nascente do rio já secou já faz vários dias e á água que nele existe está com um odor forte e gosto desagradável. Dizem que pode ser devido à limpeza recente que foi feita, onde as árvores e galhos foram cortados, mas como esse material não foi retirado ele apodreceu no leito do rio o que estaria causando esses transtornos.

Reunião com representes da AHINOR

Na tarde de quinta-feira, dia 8 de novembro do ano passado, foi realizada uma reunião no bar e restaurante do Luís Valério, na localidade Farias (reveja aqui), onde estiveram presentes os engenheiros Rafael Araújo Santos – Coordenador Geral da AHINOR – Administração das Hidrovias no Nordeste no Maranhão e José de Ribamar Cantanhede – Coordenador de Engenharia da unidade descentralizada do DNIT, fazendeiros, trabalhadores rurais da região e produtores de leite do Remanso e lideranças políticas de Araioses.

Naquele dia soubemos por Ribamar que dois trabalhos iriam ser realizados, sendo o primeiro a limpeza do rio, que aquela altura já estava licitada e em seguida a remoção de sólidos para desobstruir a nascente do rio, que também já teria sido licitado.

Ao final da reunião havia um clima de otimismo entre todos, até porque era a primeira vez que representantes da AHINOR estavam presentes, porém com a volta dos problemas na nascente do rio volta também o drama, já tão comum na vida daquela gente.

Mas os moradores não estão de braços cruzados. Diante a grave situação se mobilizam apelando para as lideranças políticas que costumam ser votada lá em busca de apoio a luta que é de todos. Para o próximo domingo já está marcada uma manifestação que ocorrerá na nascente do rio.

Os serviços feitos até agora foram de poca validade para resolver os constantes aterramentos da nascente do Rio Santa Rosa

Comunicado

Nas redes sociais moradores do povoado Remanso estão postando o comunicado abaixo para uma manifestação na nascente do rio Santa Rosa que ocorrerá domingo, dia 7.

Moradores do povoado Remanso e região se reúnem e convidam a todos da região para uma manifestação na nascente do Rio Santa Rosa, onde o objetivo e sensibilizar as autoridades competentes para que tomem providências – em caráter de urgência – para resolver o problema em carácter definitivo.

Os manifestantes que quiserem podem levar lanches, frutas ou fritos e aproveitar para tomar um bom banho no Rio Parnaíba, pois se formaram dunas e longos trechos de praia ao longo da orla rio.

Uma tentativa também e se fazer seria cavar uma vala assim então podem levar também ferramentas como pás e enxadas para ver o que pode se conseguir

A união faz a força.

Ocorreram já várias tentativas que infelizmente não teve resultados positivos, pois neste período já não entra mais a água doce, o rio sofre forte influência das águas que vem  do mar empurradas pelas marés, que deixa a água salgada e desta forma todo o abastecimento de água da cidade de Araioses está comprometido.

A saída do povoado do Remanso será às 7 da manhã e quem for de veículos o encontro será na entrada do povoado Tucuns, a comunidade chama a todos que puderem para participar.

Contato para mais informações:

ZAP: 98989145033

Fone: 86988532821

Em tempo: a questão política tem estado presente onde lideranças costumam tentar junto aos seus deputados que intercedam em favor de uma solução para o que ocorre na nascente do Santa Rosa há vários anos.

Porém ninguém mais apropriado para esse fim do que o prefeito de Araioses Cristino Gonçalves de Araújo. Legalmente ele é a autoridade maior do município e tem como obrigação buscar a solução do problema. Se faz corpo mole é porque não tem interesse já que o problema não lhe afeta.

Afinal mora em Parnaíba/PI onde o salda e a má qualidade das águas do Rio Santa Rosa não lhe afeta.

1 pensou em “Situação do Rio Santa Rosa é crítica e pode ser a pior dos últimos tempos

  1. É interessante saber que haverá esssa manifestação, pois é uma das maneiras eficaz de resolver os problemas, tanto sociais como ambientais. Temos esse compromisso de ajudar o meio ambiente, recuperando áreas degradadas, preservando os recursos naturais, tais como matas ciliares, nascentes de rios e etc. Mas para isso acontecer, precisamos da participaçao e contribuiçao de todos. Vamos fazer nossa parte e não somente esperar pelos nossos represententes, que mesmo que eles não façam algo pra melhorar mais nós devemos fazer pelo o bem da natureza e de todos que precisam dela. Pois o que fazemos agora refletirá tanto para nós como para as futuras gerações. Então façamos a diferença para melhorar o que está ruin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *