Araioses, 81 anos – O que temos para comemorar?

Araioses completou ontem, dia 29, 81 anos como unidade municipal emancipada. O decreto do interventor Paulo Ramos assinado em 29 de março de 1938, tornou Araioses, Chapadinha, Tutoia, São Bernardo entre outras comunidades, de vilas a novas cidades do Maranhão.

Provavelmente, os habitantes dessas comunidades gostariam que suas cidades estivessem, após 8 décadas, bem mais desenvolvidas do que estão hoje, porém creio que nenhum povo esteja mais insatisfeito com seus governantes do que o araiosense.

Como em outras datas, na gestão do atual prefeito, assim também como de outros, não tivemos motivos para comemorar a data de ontem. Nessa longa caminhada temos raras exerções, como a aniversário de Araioses do ano de 1992, quando era prefeito José Cardoso do Nascimento – o Zé Tudes.

Naquele ano ele mandou enfileirar tratores, caçambas, caminhões entre outros do município adquiridos na sua gestão e fez uma das maiores festas que nossa cidade já teve.

Vicente de Paula Mora, seu sucessor também honrou a cidade e seu povo promovendo também uma boa gestão até hoje lembrada. Depois disso não tivemos mais o que comemorar.

Nossa cidade é muito linda, porém está muito mal cuidada. O povo está calado como que se a espera de uma oportunidade que possa mudar esse estado tão ruim para um povo que merece algo bem melhor.

Assistir ontem as solenidades de hasteamento das bandeiras – de Araioses, Maranhão e Brasil – tanto na Câmara como a da prefeitura, essa no coreto da Praça Nossa Senhora da Conceição e confesso que fiquei muito triste vendo de forma muita clara a desunião na classe política araiosense e o quanto essa data nada significa para uns que colocam suas divergências políticas e pessoais acima dos símbolos comemorativos.

Já vi coisas melhores e só espero que no ano que vem não seja pior do que foi ontem.

Em tempo: A APAE de Araioses também fez aniversário ontem. Completou 22 anos e lá sim teve muitos motivos para se comemorar.

Estou aguardando mais imagens e informações para fazer reportagem que em breve, aqui será publicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *