Governo inaugura Ambulatório de Especialidades em Epilepsia na Infância na Casa de Apoio Ninar

No aniversário de um ano da Casa de Apoio Ninar, uma novidade foi inaugurada para qualificar mais o atendimento: o ambulatório de Epilepsia. (Foto: Wéllida Nunes)

Ao comemorar um ano de funcionamento da Casa de Apoio Ninar nesta quarta-feira (4), o Governo do Maranhão inaugurou o Ambulatório de Especialidades em Epilepsia na Infância.  O ambulatório atenderá crianças de zero a 12 anos.

As crianças contarão com os serviços dos ambulatórios de Triagem em Epilepsia na Infância, Epilepsias Benignas na Infância, Epilepsias Refratárias na Infância e Tratamento Não Medicamentoso em Epilepsia na Infância, além de Neurofisiologia Clínica: EEG e Vídeo – EEG diagnóstico ambulatorial, musicalização das Famílias com Epilepsia e Arteterapia na Epilepsia da Infância.

“A gente na verdade não está comemorando um ano de projeto, mas um ano de vidas que foram mudadas. O ambulatório de especialidades em epilepsia na infância vai disponibilizar atendimento para mais de 200 crianças. A gente celebra o que já fez e comemoramos a implantação de novos serviços, inéditos e com um cuidado especial que nós temos tido com nossas crianças. Assim, vamos construindo uma nova história para a saúde das crianças do estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A Casa de Apoio Ninar oferece acolhimento e assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. O serviço contabilizou, de julho de 2017 até maio deste ano, 97.227 procedimentos. Entre os serviços, 30.743 foram consultas multiprofissionais, 1.689 procedimentos de enfermagem, 7.826 terapias individuais, 6.119 terapias de grupo, 39.400 atendimentos multiprofissionais e 1.353 exames. A casa é gerenciada pelo Instituto Acqua.

“O projeto Casa de Apoio Ninar foi implantado como um serviço de apoio a todas as crianças com distúrbio de desenvolvimento neuropsicomotor, e não somente para as crianças com microcefalia por Zika ou síndrome congênita por Zika. Ou seja, qualquer criança que tenha algum tipo de distúrbio neuropsicomotor e suas famílias serão acolhidas. Trata-se de um projeto inovador pela maneira do cuidar. Visamos o fortalecimento da família para que a criança possa existir como filho e se possa preservar ainda mais a qualidade de vida”, explicou a diretora e neuropediatra, Patrícia da Silva Sousa.

Para Gardênia Rodrigues Silva, de 55 anos, avó do pequeno João Gabriel de dois anos e oito meses, a Casa de Apoio Ninar tem sido importantíssima para a vida de muitos maranhenses. “Se não fosse a Casa de Apoio Ninar eu não sei nem o que seria da gente. Temos apoio em todas as nossas necessidades, de psicológico a terapêutico. Depois que ele iniciou o tratamento já consegue sentar para comer, mudando para melhor a nossa rotina”, contou.

João Gabriel de dois anos e oito meses é atendido na Casa de Apoio Ninar. (Foto: Wéllida Nunes)

Avanços

A casa funciona com um circuito de atividades multidisciplinares, voltadas também para o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares.  Já o ambulatório de especialidades em epilepsia na infância que atenderá crianças menores de 12 anos de idade com epilepsias benignas, assim como os casos de difícil controle. “Elas poderão passar no ambulatório, onde teremos neuropediatra especializado em epilepsia de segunda a sexta para atender nossas crianças”, completou Patrícia da Silva Sousa.

Para Alberto Bastos, defensor Geral do Estado do Maranhão, o que mais impressiona na Casa de Apoio Ninar é a humanização do serviço de saúde. Ele também destacou que a Defensoria Geral sempre acompanha as ações da unidade.

“A gente percebeu que as crianças recebem um acolhimento diferenciado e que há uma capacitação das próprias mães para que possam reforçar o orçamento de casa. Os defensores públicos vêm regularmente acompanhar esse trabalho, fazer palestras sobre educação em direitos para as mães, para contribuir com esse projeto que é magnifico, extraordinário e serve de modelo para todo o Brasil”, destacou.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão também esteve na inauguração do Ambulatório de Especialidades em Epilepsia na Infância e disse estar muito satisfeito com o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. “A Casa de Apoio cumpre sua função social, que é dar o apoio necessário – principalmente nos interiores. Quero parabenizar o secretário e o governador Flávio Dino por todo o empenho pela saúde pública”, afirmou o deputado Antônio Pereira.

No aniversário de um ano da Casa de Apoio Ninar, uma novidade foi inaugurada para qualificar mais o atendimento: o ambulatório de Epilepsia. (Foto: Wéllida Nunes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *