Clima tenso na Câmara dos Vereadores de Tutóia

Prefeito Diringa Bakuil e vereador aliado podem perder os mandatos

tutoia-sessao-camara1

Policiais de outras cidades foram chamados para acompanhar a aglomeração de pessoas que se manisfestavam do lado de fora da Câmara de Vereadores – Foto: Marcos Soares

A oposição à administração do prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Bakuil (Diringa), que eram dois vereadores – Zé Orlando e Christian Noronha – no início de sua gestão podem chegar a nove na sessão que será realizada na tarde de hoje 28, na Câmara de Vereadores daquela cidade.

Segundo relato do blog de Neto Pimentel (aqui) os vereadores daquela casa se reuniram no última sábado (Sábado e Aleluia) 26, em sessão extraordinária para avaliar  a situação do vereador Christian Noronha, que tinha se licenciado do cargo para ser secretário de turismo Tutóia, que após entregar o cargo estava voltando a Câmara.

Vereador Zé Orlando - líder da oposição

Vereador Zé Orlando – líder da oposição – Foto: Blog do Neto Pimentel

Ocorre que tão logo teve início à primeira sessão, o vereador Zé Orlando apresentou uma denúncia contra o vereador Christian Noronha, por quebra de decoro parlamentar, que foi aceita pela maioria dos votos.

Na segunda sessão, realizada em seguida o secretário da casa, vereador Binha, leu um longo documento contendo uma denúncia do presidente do sindicato dos servidores Elivaldo Ramos e do Advogado Kelson Veras, com supostas irregularidades na secretaria de Educação e nos repasses do executivo a Câmara, que também foi acatada pela maioria.

O clima foi muito tenso, pois logo cedo as dependência da Câmara de Vereadores foram ocupadas por simpatizantes do prefeito Diringa que tinham como intenção impedir  a realização extraordinária daquele poder.

Como o policiamento local era insuficiente para conter os ânimos e dá segurança aos vereadores, contingentes policiais de outras cidades foram chamadas para manter a ordem. A sessão avançou noite adentro e seu desdobramento continuará hoje.

Se a oposição conseguir vitória em seus intentos o impeachment do prefeito Diringa Bakuil será instalado, assim também, como o processo de cassação do vereador Christian Noronha.

Em breve mais notícias da crise política em Tutóia.

tutoia-sessao-camara3

Plenário da Câmara de Vereadores de Tutóia – Foto: Blog do Neto Pimentel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *