Já teve início a VII Jornada Pedagógica de Araioses

jornada-pedagogica1

O Boizinho Brilho dos Arayos recepcionou os presentes da VII Jornada Pedagógica com uma bela apresentação.

Com o tema: uma escola de vida, um aprendizado que transforma teve início nesta segunda feira, 15 de fevereiro, a VII Jornada Pedagógica realizada a partir do Governo Valéria do Manin.

Resultado da preocupação permanente da gestão atual com a capacitação e a formação continuada dos professores, esta Jornada trouxe aos presentes reflexões relevantes sobre a importância do professor como agente de mudança e elo entre a educação familiar e o aprendizado escolar.

A abertura mais uma vez privilegiou a cultura e o Boizinho Brilho dos Arayos recepcionou os presentes.

Em seguida, já no auditório do Colégio Tudes José Cardoso a Secretária Jaqueline Pimentel leu a mensagem da Prefeita Valéria e já deu início aos trabalhos com uma palestra magna, com o tema da Jornada: Uma escola de vida. Um aprendizado que transforma.

jornada-pedagogica3

A professora  e Secretária de Educação de Araioses fez a palestra de abertura da VII Jornada Pedagógica no auditório da Escola Tudes Cardoso.

Ainda na mesma manhã aconteceu a palestra sobre o mosquito Aedes Aegypti e as variações de doenças transmitidas pelo mesmo, proferida pela enfermeira Lívia, resultado da parceria sempre produtiva entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde.

jornada-pedagogica4

A enfermeira Lívia fez palestra sobre o mosquito Aedes Aegypti e as variações de doenças transmitidas pelo mesmo.

Todo o andamento da manhã transcorreu conforme o programado, à exceção da intervenção de alguns professores que utilizaram o momento para reivindicarem o bônus do que consideram sobras de 2015 repassadas pelo Governo Federal em 2016.

Embora o momento não fosse oportuno e nem o objetivo da Jornada fosse esse, a Secretária teve a parcimônia e a flexibilidade necessárias e sabiamente conduziu as discussões com a sobriedade e o respeito que são característicos desta administração.

No período da tarde a continuidade da jornada ficou por conta do Conselho Municipal de Educação que conduziu as discussões em torno do Plano Municipal de Educação. Na oportunidade, os professores presentes discutiram as diretrizes do Plano e as ações oportunizadas para a implementação deste relevante documento que em Araioses já é Lei, tendo sido mais um compromisso da Prefeita Valéria com a Educação do nosso município.

jornada-pedagogica2

Mensagem da Valéria do Manin:

 

Professores e Professoras presentes a este evento, autoridades aqui reunidas e demais participantes da SÉTIMA JORNADA PEDAGÓGICA DE ARAIOSES, bom dia!

Primeiro semestre de 2016 e a certeza de que Deus nos deu novas chances, novos roteiros e novos cenários. Caberá a cada um de nós escrevermos uma história de modo diferente. Pintar quadros de coloridos mais intensos e em ato contínuo, renovar esperanças e modificar as fórmulas que não deram certo. Eis que estamos diante do desafio permanente de fazer uma educação melhor, de garantir direitos fundamentais e de exercitar o ensino e a aprendizagem com tal maestria que possamos projetar um futuro brilhante, distanciado das ameaças cada vez mais comuns nas sociedades modernas. Uma escola de vida. Um aprendizado que transforma. Esse deve ser o nosso legado e se chegamos até aqui, existe uma missão que nos foi concedida por Deus. Que sejamos protagonistas, autores e atores dessa odisseia e que possamos, ao olhar para trás, ter a certeza de que demos o nosso melhor para que em um futuro bem próximo possamos ter boas colheitas.

Ainda que alguns ânimos sejam de ano eleitoral, importante lembrar que a educação deverá ser sempre território neutro e que cada um dos que nele pisa tenha a certeza de que os valores humanos precisam ser reforçados a cada dia.

Para termos uma escola de vida precisaremos compreender o que é esse milagre e somente a partir deste momento, seremos agentes de transformação.

Façamos então em nossas vidas a transformação que queremos ver no mundo!

Que 2016 seja um ano letivo de paz, amor e harmonia em nossas escolas.

Valéria do Manim—Prefeita de Araioses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *