EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – PROJETO TRÂNSITO SEGURO EM ARAIOSES

semana-do-trasito1

Guarda Municipal faz abordagem de conscientização na Av. Paulo Ramos

A escola é o principal instrumento da educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, constituindo o primeiro degrau de uma caminhada para a vida em sociedade. Nesse sentido, o ensino de qualidade deve ser o único caminho para tal cidadania.

semana-do-trasito2

Marcos Daniel, secretário de administração; Linderson Vieira Araújo, Comandante da Guarda Municipal; e Jaqueline Pimentel, secretária de educação na solenidade de abertura da Semana do Trânsito em Araioses.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:

Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:
• I – a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;

  • II – a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores;
  • III – a criação de corpos técnicos inter-profissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito;
  • IV – a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.

Assim, a partir desses pressupostos, a Secretaria de Educação de Araioses encaminhou Projeto para o Detran MA, com solicitação de parceria para que fosse realizada a Semana Nacional neste município, com o foco educacional.

Mais uma vez, a parceria não aconteceu, mas juntas, Secretaria de Educação e Secretaria de Administração, abriam, no último dia 21 de setembro a Semana Municipal de Trânsito, com palestras e blitz educativa.

A abertura oficial aconteceu na Unidade Escolar Tudes José Cardoso, com as presenças dos Secretários Jaqueline Pimentel (Educação) e Marco Daniel (Administração), da Guarda Municipal, Moto Taxistas, representantes das Auto Escolas que atuam em Araioses e vários estudantes.

Com a palestra “Faça do Trânsito um Ambiente Seguro”, o Comandante Araújo, da Guarda Municipal, conduziu o presentes por reflexões que alternavam questões essenciais para um trânsito seguro e vídeos educativos.

Ao longo de toda semana teremos uma vasta programação, com palestras, gincanas, blitz educativas em vários pontos da cidade e o encerramento com uma caminhada que sairá às 07:30h da Praça São Raimundo Nonato, percorrendo a Rua do Botafogo, Av. Dr. Paulo Ramos, até o viva Araioses.

semana-do-trasito3

semana-do-trasito4

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 – 08h – palestra no Colégio Tudes para todos os interessados, com sorteio de capacete entre os mototaxistas;

Dia 22 – tarde – 14h – palestra na Unidade Escolar Gonçalves Dias

Dia 22 – tarde – 14:30h – palestra no CRAS do Centro

Dia 23 – tarde – 14h – palestra na Unidade Escolar Santa Terezinha

Dia 23 – tarde – 14h – palestra na Unidade Escolar Raimundo Gomes

Dia 24 – tarde – 14h – palestra na Unidade Escolar São Manoel

Dia 24 – tarde – 14:30h – palestra no CRAS de Barreiras

Dia 25 – Manhã – Caminhada – saindo às 07:30h da Praça São Raimundo Nonato, percorrendo a Rua do Botafogo, Av. Dr. Paulo Ramos, até o viva Araioses. 08h do Tudes

Dia 25 – Tarde – Gincana – alunos do 7º, 8º e 9º anos dos colégios Gonçalves Dias e Tudes.

Durante toda a semana serão feitas Blitz Educativas em pontos estratégicos da cidade.

Participe! Faça de Araioses um lugar seguro para se viver!

semana-do-trasito5

semana-do-trasito6

Policia Militar e Guarda Municipal fazem blitz na entrada de Araioses.

Com informações da SEMEA

2 pensou em “EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – PROJETO TRÂNSITO SEGURO EM ARAIOSES

  1. A PREFEITURA DEVERIA AJEITAR PELO MENOS AS RUAS TODAS ESBURACADAS ANTES DE FAZER ISSO AV.DR.PAULO RAMOS TEM BLOQUETES SAINDO AO LADO DA MATRIZ UM BURACO QUE AINDA PODE CAUSAR UM ACIDENTE É EM FRENTE AO POSTO NÃO VOU NEM COMENTAR POR QUE AS PESSOAS PREFEREM IR NO ENCOSTAMENTO DA PISTA DO QUE NA PRÓPRIA PISTA ISSO É FALTA DE PESQUISA!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *