Estado viabilizará sistemas integrados de produção em municípios do ‘Mais IDH

O governador Flávio Dino determinou o trabalho conjunto da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Juntos, os órgãos desenvolverão o ‘Mais Agricultura’, que possibilitará a criação de 3 mil sistemas integrados de produção de alimentos nos 30 municípios com menor IDHM do Maranhão, contemplados no Plano de Ação ‘Mais IDH’.

“O ‘Mais Agricultura’ consiste na soma das ações das entidades relacionadas a agricultura do Maranhão para potencialização do atendimento ao agricultor familiar e consequentemente dos resultados do ‘Mais IDH’. Esse é um compromisso do governador Flávio Dino e com o trabalho conjunto devemos iniciar o ‘Mais Agricultura’ a partir de março deste ano, durante o ‘Mutirão Mais IDH’”, ressaltou o presidente da Agerp, Fortunato Macedo.

Além da criação de 3 mil sistemas integrados de produção de alimentos, a articulação coordenada pela Agerp, possibilitará a distribuição de insumos e equipamentos agrícolas, assim como o treinamento de técnicos agropecuários e agricultores para realização do programa.

Esse trabalho de valorização da cultura e estímulo à produção terá ainda mais força com o desenvolvimento integrado ao ‘Mutirão Mais IDH’ que, através das unidades móveis da Casa do Cidadão, disponibilizará serviços públicos como emissão de documento de identidade, registro civil, carteira de trabalho e CPF, bem como ações das secretarias estaduais de Saúde, Educação, Trabalho e Economia Solidária, nos 30 municípios com menor IDHM do Maranhão.

1ª etapa do ‘Mutirão Mais IDH’ (02 a 14 de março)

Fernando Falcão

Marajá do Sena

Arame

Lagoa Grande do Maranhão

Itaipava do Grajaú

Jenipapo dos Vieiras

São Roberto

São Raimundo do Doca Bezerra

Santa Filomena

Agência SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *