Criminalidade em São Luís diminuiu durante o Carnaval

A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou dados relacionados à criminalidade  durante o carnaval. Segundo as informações, a criminalidade foi reduzida em 5% na região metropolitana de São Luís, formada ainda pelos municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, em comparação com o período momesco do ano passado.

No início do planejamento da festa momesca, o governador Flávio Dino pediu todo o empenho do sistema de segurança pública do estado para assegurar tranquilidade aos foliões. “O maranhense deve sair para brincar com os amigos e familiares com toda tranquilidade, sabendo que vai voltar com vida, sem lesões e com o patrimônio particular preservado”, orientou o governador.

O resultado positivo se deve ao sistema eficiente elaborado pela equipe de segurança do governo do Estado, composto por policiamento a pé, montado e motorizado em todos os pontos de folia. Foi registrada a redução de 86% nos casos de tentativa de homicídio e os números de homicídios também caíram (6%).

Os casos de roubos a residências e estabelecimentos comerciais também caíram durante o carnaval de 2015 em comparação às festas de 2014, 75% e 83%, respectivamente. Os registros de tumultos tiveram redução de 17% e o número de veículos roubados caiu 35%.

Interior

No interior do Estado, o policiamento reforçado também garantiu a tranquilidade dos foliões. O Médio Mearim está entre as regiões que reduziram o índice de criminalidade. De sexta a terça-feira (17), nenhuma ocorrência violenta foi registrada em Bacabal, maior município da região. Em outras 12 cidades que tem policiamento sob a responsabilidade do 15º BPM também não houve registro de violência no carnaval.

A Polícia Militar realizou operações de fiscalização e educação no trânsito nos municípios da região, além de combater o porte ilegal de armas. Houve ainda apreensão de drogas e de armas pela polícia.

A Secretaria da Segurança Pública conclui levantamento de dados sobre os índices de criminalidade no Estado.

Agência SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *