Haverá grande renovação no Legislativo Araiosense nas eleições de 2016?

Estamos há 9 dias da eleição mais importante do País e não sei se por falta de interesse, que essa está mostrando ou pela dinâmica comum nas atividades políticas, já tenho me deparado com muitos questionamentos que tem a ver com a eleição municipal que ocorrerá em 2016.

Vou fazer ao leitor do Blog uma pergunta que mim já foi feita algumas vezes.

Dos atuais 13 vereadores, quantos serão reeleitos em 2016?

A pergunta tem sentido, mesmo faltando dois anos para o pleito municipal de 2016, quando os eleitores se manifestarão sobre seus desejos de eleger, reeleger ou não os atuais edis.

Porém é consenso que parte dos vereadores eleitos ou reeleitos em 2012 não voltará a exercer a função a parti de janeiro de 2017. Uns porque serão reprovados pelos eleitores e outros porque não disputarão mais o cargo.

Dizer quem vai ser reprovado pelo eleitor numa eleição que só vai ocorrer daqui a dois anos ainda é muito cedo, porém já se pode falar de quem vai desistir de concorrer a uma vaga do Legislativo Araiosense para disputar o mandato de prefeito (a) ou vice de Araioses em 2016.

A vereadora Jacira Pires, que está exercendo seu terceiro mandato de vereadora por Araioses, já disse que será candidata a prefeita nas próximas eleições. Também comentam muito que a prefeita Valéria do Manin não disputaria sua reeleição e que seu irmão Telson Bittencourt seria o candidato no lugar dela. Isso me parece totalmente absurdo e as razões por pensar assim hei de tratar mais a frente.

A vontade da vereadora Jacira Pires de ser candidata a prefeita de Araioses só depende dela e de seu grupo. Já o caso de Telson vejo-nos que falam isso  que agem assim mais em função da força que o mesmo tem no governo da irmã, onde tem atuação em todos os povoados do município causando até um certo ponto, desconforto de pessoas do grupo da prefeita que falam disso entre quatro paredes.

Não tenho conhecimento se tem mais vereador com coragem e disposição para também disputar o cargo mais cobiçado da política de Araioses, mas já ouço falar em vereador (vale para os dois sexos) bananeira – planta herbácea, originária das regiões quentes que só dá um cacho – que só vai ter um mandato, numa referência a quem ainda não justificou merecer o mandato até agora.

Haverá grande renovação no Legislativo Araiosense nas eleições de 2016?

Sinceramente não sei dizer, pois tenho acompanhado com muito critério as eleições municipais de Araioses nos últimos anos e elas tem se mostrado muito conservadoras, mantendo quase sempre as mesmas peças nas mesmas funções.

Não sei dizer se em 2016 vai ser diferente. Os que estão no cargo e os que sonham com ele são muito parecidos.

Não creio em grandes renovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *