IDEB DE ARAIOSES MELHORA E EVIDENCIA QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ TRILHANDO O CAMINHO CERTO

Araioses pode comemorar os novos rumos da educação e isso não é falácia ou pirotecnia de comunicação: saltamos do amargo número 3.0 no Índice da Educação Básica – IDEB que já vinha se repetindo nas avaliações do MEC nos anos de 2009 e 2011 para 3.6 na última avaliação realizada em novembro de 2013 e cujos resultados foram divulgados neste mês de setembro de 2014.

Embora o Governo Valéria do Manin tenha menos de um ano e isso por si só já justifique alguns aspectos mais aprofundados desta análise, um fato deve servir de alento para os pessimistas de plantão: não se muda uma realidade educacional em movimentos ou ações pontuais. O sucesso da educação e a melhoria dos números passam pela sistematização das ações, algo que foi exaustivamente trabalhado durante o ano de 2013 e que continua sendo trabalhado neste ano de 2014.semea-ideb

O quadro acima dá uma ideia de como o IDEB se comportou nos primeiros municípios da tabela – uma vez que os resultados são apresentados por ordem alfabética.

Embora nos anos iniciais a mudança possa ser notada, nos anos finais – especificamente no 9º ano, o estrago já foi feito, resultado de uma educação pouco focada em resultados e sem direcionamento estratégico nos últimos anos.

A educação é resultante de um somatório de fatores, não é fruto de apenas uma ou outra variável, mas o fato é que o comprometimento dos professores e o foco em melhoria contínua a partir de metodologias bem trabalhadas fazem a diferença.

A Unidade Escolar Chandelles Pereira, Em Cana Brava, é um exemplo claro de como boas práticas educacionais quando aliadas a uma gestão responsável e professores comprometidos com os resultados educacionais conseguem alterar o status quo e gerar uma nova dinâmica e um novo cenário. Na Escola Chandelles Pereira o trabalho realizado permitiu que a escola ultrapassasse a meta prevista que era de 3.9 e cravasse um resultado de 4.0.

Está de parabéns toda a comunidade escolar do Chandelles Pereira!!! Merecem a admiração e o respeito da população Araiosense!

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *