Secretaria de Educação de Parnaíba adere mais escolas ao Programa Acelera Brasil

Por Hudson Pereira

Correspondente do blog em Parnaíba-PI

Com o objetivo de contribuir para que o aluno, no prazo de um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade, a Prefeitura de Parnaíba através da Secretaria Municipal de Educação investiu recursos na aquisição do Programa Acelera Brasil, vinculado ao Instituto Ayrton Senna.

educaçoa-phb1O programa teve início em escolas do município no dia 14 de abril. Professores da rede pública municipal participaram durante uma semana de capacitação em Teresina ministrada por uma coordenadora do Instituto Ayrton Senna.

De acordo com a coordenadora do programa no município de Parnaíba, Milena Veras Fernandes, as ações que foram realizadas em 2013 com 50 alunos tiveram resultados positivos, onde foram alcançados índices que ultrapassaram os 70% de aprovação. Este ano, o trabalho está contemplando quatro turmas, que equivale a 100 alunos distribuídos em três escolas, entre elas, Comendador Cortez, Dr. Francisco das Chagas Viera e Benedicto Santos Lima.

educaçoa-phb2

Os alunos que participam do programa recebem um kit, composto por quatro livros didáticos com conteúdo exclusivo do programa. Cada livro corresponde a um bimestre. Além do material, a Secretaria de Educação trabalha com o sistema de monitoramento, onde são repassados todos os dados, incluindo diagnósticos para o Instituto Ayrton Senna.

Outra vantagem para os alunos que participam do Programa Acelera Brasil, é que dentro da participação na execução das atividades, aqueles alunos que forem avaliados com dificuldades, recebem em outro turno, aulas de reforço com o intuito de colaborar com a melhoria do ensino aprendizagem.

 

Programa Acelera Brasil:

Este programa criado em 1997, tem caráter emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Tem missão de combater a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta, como também, o abandono escolar.

Alunos do Acelera Brasil chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *