Seduc e Instituto Ayrton Senna fortalecem ações para reduzir distorção idade série

Para planejar as ações estratégicas para o próximo ano letivo e avaliar os resultados dos programas de correção de fluxo desenvolvidos por meio de parceria, representantes da Secretaria de Educação (Seduc) e do Instituto Ayrton Senna (IAS) iniciaram, nesta quinta-feira (20), uma série de reuniões de trabalho. A gerente de projetos do IAS, Rita Paulon destacou o trabalho efetivo da Seduc na implantação das diretrizes curriculares e os projetos desenvolvidos pela secretaria por meio da cooperação técnica entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Gestores da Seduc com a gerente de projetos do IAS, Rita Paulon - Foto/Lauro Vasconcelos

Gestores da Seduc com a gerente de projetos do IAS, Rita Paulon – Foto/Lauro Vasconcelos

Rita Paulon disse que o IAS deverá investir este ano mais de R$ 2 milhões, em parceria com o Governo do Estado, em programas que resultem na melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão.

De acordo com a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, no ano passado foram registrados resultados bastante positivos com expressiva redução nos indicadores de correção de fluxo. “Os investimentos feito pelo Estado, em parceria com o IAS, reduziram os indicadores nos 84 municípios com distorção idade/série” salientou.

Leuzinete Pereira disse que a Seduc e as representantes do IAS, durante as reuniões de trabalho, rediscutiram e analisaram o fortalecimento do Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), que é desenvolvido em parceria com o IAS, que apóia a secretaria na implantação e implementação das diretrizes curriculares.

Além de intensificar as ações dos programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil”, a Seduc e o IAS, com a perspectiva da adesão de mais 90 municípios, irão fortalecer as ações de acompanhamento das escolas da rede estadual de ensino. Ela justifica que as diretrizes curriculares só serão implementadas se forem acompanhadas em cada escola e, nesse sentido, o IAS vai efetivar um padrão de acompanhamento integrado nas escolas, o que representa um desafio para o próximo ano letivo.

Além dos programas de correção de fluxo e Siama, representantes da Seduc e IAS discutiram a capacitação dos programas de correção de fluxo (que acontecerá em março), o redimensionamento das formações continuadas para este ano e as propostas de capacitação (workshops/oficinas para especialistas).

Nesta sexta-feira (21) a equipe da administração central da Seduc e as representantes do IAS, Rita Paulon e Silene Ferreira, participarão de um encontro com o secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, para discutir as condições para maior efetividade dos programas para 2014.

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