Saiba como pagar contas durante o período de greve dos bancários

Casas lotéricas são alternativas para determinados boletos.

Procon dá dicas para quem está com dificuldade de quitação de débitos.

Com informações da TV Mirante

 449d266d2fada1c6ef6b7012fe7bfc00aa4670d5Sem os caixas eletrônicos, restam poucas opções para quem precisa pagar suas contas em dia,  evitando a cobrança de multas e juros. Dependendo do valor, alguns boletos podem ser pagos em casas lotéricas. Em outros casos, é melhor procurar informações sobre as formas de pagamento.

Quem tem boleto a vencer que não seja da Caixa Econômica Federal, pode quitá-lo em uma casa lotérica, desde que o valor seja de até R$ 700. Já os boletos da Caixa podem ser pagos nas lotéricas com valores de até R$ 2 mil. Nesses estabelecimentos também podem ser pagas contas de água, luz e telefone.

“É importante que o consumidor entre em contato com sua agência para saber se ela, de fato, aderiu à greve. Caso haja a adesão, o consumidor liga para o banco e descobre qual a agência mais próxima que esteja atendendo. Isso é uma forma dele garantir que entrou em contato com a instituição para tentar resolver as formas de pagamento, anotando o número de protocolo, data, horário da realização da ligação. São formas de garantia, posteriormente, caso ele não consiga efetuar o pagamento. Sem sucesso no pagamento, ele deve entrar em contato com a empresa e solicitar outra forma de quitação do débito e, se a empresa não disponibilizar nenhum outro meio, ele deve registrar isso por meio de protocolo. Nesse momento, a empresa não pode penalizar o consumidor em eventual atraso, seja por multa ou juros”, orientou Jéssica Segadilha, assessora jurídica do Procon.

A greve chega ao 5º dia, com a paralisação de mais de 80% das agências na região metropolitana de São Luís, de acordo com o sindicato. Na semana passada, os banqueiros ofereceram reajuste salarial de 6,1%. A categoria, em todo o Brasil, rejeitou a proposta. Os bancários reivindicam 22% de reajuste salarial, respeito à jornada de trabalho de seis horas, participação nos lucros de 25% e reposição das perdas salariais.

Em caso de dúvidas, o Procon mantém um telefone para tirar as dúvidas do consumidor. Basta ligar para o número 151.

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