TER MOTIVOS PARA FAZER MELHOR SEMPRE FAZ A DIFRENÇA

É impossível não pensar nas dificuldades ao nos depararmos com pessoas que fazem a diferença. E neste momento não pensamos nas dificuldades como os empecilhos que sempre fazem parte dos discursos dos que cruzam os braços diante dos desafios, pensamos em como existem profissionais comprometidos o suficiente para transpor as dificuldades, vencê-las e transformar as experiência em exemplos para que outros possam se olhar em um espelho mais positivo.

Na II Jornada Pedagógica professores e gestores que estão fazendo acontecer na educação de Araioses deixaram seus recados com exemplos diferenciados de práticas simples e que com empenho e comprometimento podem elevar os resultados da educação a patamares melhores.

Estes profissionais foram para a frente dos participantes da II Jornada Pedagógica e deram o seu recado, deixaram as suas marcas e apresentaram as práticas que estão desenvolvendo.

Os professores Hosana e Valdemar (Netim) trouxeram exemplos de como dinamizar a sala de aula e reposicionar os conteúdos de modo a torná-los menos densos e mais perceptíveis ao público, neste caso, os alunos. Também trouxeram exemplos de como a utilização adequada dos recursos didáticos e o melhor aproveitamento das orientações pedagógicas podem influenciar positivamente nos resultados da sala de aula.

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Professores Netim e Hosana durante a II Jornada Pedagógica

Nos dois casos houve muitos questionamentos e isso somente demonstra que o objetivo foi atingido: fazer com que os presentes se inquietassem com o que pode ser feito, com o que está sendo feito e se questionassem sobre as suas próprias ações.

É pertinente reconhecer que existem os céticos, os que continuarão sem acreditar na mudança a partir das ações coletivas e dos esforços individuais, mas o mais importante foi perceber o envolvimento dos que fizeram daquele momento um marco para que a partir dele processassem as suas próprias mudanças.

Já os Gestores Clayton e Lindon Jonhsson trouxeram as experiências coletivas das Unidades Escolares que gerenciam e como a participação da comunidade escolar tem contribuído para uma gestão participativa e acima de tudo, para harmonizar o ambiente de trabalho, melhorar o clima organizacional, aumentar o comprometimento das partes envolvidas e aproximar a escola da comunidade.

O Gestor Clayton trouxe as experiências e o que sua equipe tem feito para juntamente com o direcionamento e as estratégias fomentadas por ele para modificar o cenário educacional. Destacou as inovações realizadas na Unidade Escolar Chandelles Pereira e trouxe dados que permitiram a composição de uma tendência de melhoria contínua.

Na unidade Escolar Marcone Caldas o grande vetor de mudança tem sido o Projeto desenvolvido pelo Gestor Lindon Jonhsson e um grupo de professores que de modo voluntário e com uma dedicação excepcional estão levando a escola à comunidade. Este projeto tem grandes chances de se ampliar para as demais escolas do município e tem tido o acompanhamento muito próximo da Secretária de Educação Jaqueline Pimentel.

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Gestor Clayton durante apresentação do case UE Chandelles Pereira e participantes durante apresentação UE Marcone Caldas

Alguns participantes receberam de modo positivo as inovações e as melhores práticas que estão sendo desenvolvidas, um outro tanto permaneceu impassível diante dos fatos e uma pequena parcela optou por desacreditar o que está sendo feito e até mesmo tecer críticas que não ajudam a construir algo bom, a fazer melhor. No entanto, o melhor de tudo foi ver muito olhos brilhando, egos que foram tocados pelos exemplos positivos e espíritos que com certeza forma iluminados e saíram da II Jornada Pedagógica com vontade de fazer melhor.

Este segundo semestre com certeza nos dará mostras de que estamos em um momento em que os professores acreditam e estão orgulhosos das suas escolhas e da profissão que abraçaram para fazer as suas histórias e engrandecer as suas vidas.

Afinal, cada professor é um mestre e a cada mestre cabe a liderança, a prática do amor, da tolerância e o exercício do “ser”, do utilizar o saber para conduzir suas práticas com sabedoria.

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