Rio Santa Rosa pede socorro

Moradores da região não têm água para beber e os peixes estão morrendo.

Manin Leal esteve hoje no local e disse que a prefeita Valéria Leal vai criar uma frente de trabalho para limpar o Rio Santa Rosa.

rio-santa-rosa1

rio-santa-rosa2

rio-santa-rosa3

Foto 1: Tem local que nem parece ser um rio;

Foto 2: Apenas nos portos tem um local limpo;

Foto 3: Em Farias há um local maior limpo, onde é feto a travessia para a Ilha dos Poções. 

É dramática a situação do Rio Santa Rosa no trecho que vai de sua nascente no Rio Parnaíba ao povoado Algodões, onde ao longo desse percurso ele está muito raso ou seco e aonde tem água, essa não pode ir e vir devido à grande quantidade de mato (papôco) e capim canarana que impedem a passagem das águas.

Se a situação do rio é ruim também não diferente a situação de milhares de moradores da região. São cerca de 10 km a parte afetada com moradores situados as margens do Santa Rosa que estão sem água para beber e outras utilidades.

Seu Camilo Bizeca disse que os peixes já estão morrendo.

Seu Camilo Bizeca disse que os peixes já estão morrendo.

Um apelo dramático dos moradores do Remanso e Farias chegou ao conhecimento ontem (08) a tarde da prefeita Valéria Leal através do vereador Raimundinho do Remanso, que recebeu moradores da região em seu gabinete, na Câmara Municipal. Manin Leal, pai da prefeita estava junto dela na hora e assumiu logo o compromisso de fazer uma visita ao Remanso para ver que medidas poderiam ser postas em prática de imediato.

Em Farias, Mani Leal conversa com os moradores e promete que frete de trabalho será criada para limpar o Rio Santa Rosa.

Em Farias, Manin Leal conversa com os moradores e promete que frente de trabalho será criada para limpar o Rio Santa Rosa.

Hoje, muito cedo ele já estava em Farias e de lá fez uma vistoria das condições do Rio Santa Rosa até a sua nascente no Rio Parnaíba. Manin ficou impressionado com o que viu e lá mesmo disse que o mato vai ser tirado por trabalhadores da região. “Vamos contratar trabalhadores daqui mesmo, pois além de resolvermos o problema emergencial do rio vamos dar renda aos trabalhadores do lugar” falou.

Quando chegou às proximidades da nascente do rio, nas terras de Mano do Lívio, Manin ficou perplexo com o abandono de uma maquina (uma draguiline), patrimônio do município, que se não tivesse sido abandonada pelas gestões passadas poderia está a serviço de dragar o rio.

Manil Leal e sua equipe contemplam a draguiline abandonada.

Manil Leal e sua equipe contemplam a draguiline abandonada.

A maquina foi doada para a prefeitura de Araioses pelo DENOCS na administração de Vicente Moura em 1993. Ela foi usada para desobstruir o rio nesse período e depois, já no governo de Chagas Paixão, ainda foi usada algumas vezes e depois ficou abandonada no local.

Hoje a maquina se encontra toda sucateada e um morador da região falou ao blog, que o que prestava da maquina foi retirado dela na última administração do ex-prefeito Zé Tude, falecido em 2 de novembro passado.

Beira do Rio Parnaíba onde nasce o Rio Santa Rosa está desertificada.

Beira do Rio Parnaíba onde nasce o Rio Santa Rosa está desertificada.

Na nascente do Rio Santa Rosa, Manin Leal pode ver que custa muito dinheiro o serviço de dragagem do rio, mas que isso não é motivo para desanimar. Disse que na próxima segunda-feira já vai falar com deputados ligados a ele, para ajudar Valéria Leal a conseguir recursos para salvar o Rio Santa Rosa.

Manin Leal na nascente do Rio Santa Rosa.

Manin Leal na nascente do Rio Santa Rosa.

No povoado Farias, que faz parte da região de Remanso e é um dos locais mais prejudicados pela situação do rio, ele ouviu que os peixes estão morrendo devido a falta de oxigenação das águas e é por isso que muito em breve, uma frente de trabalho será criada para limpeza do rio e de suas margens.

Com o otimismo que lhe é peculiar, ele conseguiu despertar naquele povo o sentimento de que os problemas do Rio Santa Rosa serão resolvidos. Lógico, que todos sabem que ele jamais voltará a ser o meio de navegação de grandes embarcações como foi no passado, mas que suas águas voltarão a dar vida e riqueza para os moradores que habitam as suas margens, isso sim é possível de verdade.

Porto onde é feita a passagem para a Ilha dos Poções.

Porto onde é feita a passagem para a Ilha dos Poções.

Manin  Leal e o vereador Raimundinho do Remanso conversam sobre o que fazer para limpar o Santa Rosa.

Manin Leal e o vereador Raimundinho do Remanso conversam sobre o que fazer para limpar o Santa Rosa.

A água do rio está imprópria para uso.

A água do rio está imprópria para uso.

2 pensou em “Rio Santa Rosa pede socorro

  1. Pingback: A nascente do Rio Santa Rosa começou a ser desobstruída | Blog do Daby Santos

  2. Essa iniciativa da população de fazer a limpeza do rio, muito bonita e necessária; E vergonhoso para os políticos da região. A gora é dá a esses políticos corruptos nas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *