A nascente do Rio Santa Rosa começou a ser desobstruída

Além de desobstruir a “boca” do rio também a retirada do mato terá que ser feita em seguida.

rio-santa-rosa-1

A areia que fechava a boca do rio já começou a ser retirada.

Já começaram as obras para desobstruir a “boca” do Rio Santa em sua nascente, que fica no Rio Parnaíba, em Remanso. O serviço que começou ontem (19) não é o que está no projeto elaborado pela prefeita Valéria do Manin e encaminhado ao AHINOR – Administração das Hidrovias do Nordeste. A governadora Roseana Sarney quando esteve aqui com ações de seu governo itinerante tomou conhecimento da situação do rio e prometeu interceder em seu favor.

rio-santra-rosa8

Manin Leal esteve em março deste ano conhecendo a situação do rio e lamentou que se a  draguiline (reveja aqui) da foto não tivesse sito sucateada era a solução de manutenção do Santa Rosa.

Diante da urgência que o caso requer foi deslocado para lá uma draguiline cedida pelo governo do estado para abrir o canal do rio para que as águas do Parnaíba votem fluir.

A situação do rio não é fácil de resolver. Depois da abertura da boca do rio, obrigatoriamente a limpeza de suas orlas e a retirada do mato são as prioridades.

Várias comunidades da região do Remanso estão sendo prejudicadas. A situação dos moradores é dramática, mas não estariam passando por essa situação se os gestores do passado tivessem feito suas obrigações.

Depois de cavar a boca do rio o trabalho a seguir é a retirada do mato.

Depois de cavar a boca do rio o trabalho a seguir é a retirada do mato.

São décadas de descaso e abandono. O rio só foi dragado mesmo de verdade no governo de Vicente de Paula Moura (1993/1996). Já na gestação seguinte, a draga que fez o serviço foi emprestada ou alugada para um particular no Piauí e de lá nunca mais voltou.

No local existe a sucata de uma máquina draguiline, também adquirida no governo de Vicente Moura, que foi abandonada lá quando Pedro Henrique foi prefeito. Ao longo desse tempo foi saqueada, onde levaram o que tinha de mais valor e o que restou só serve para sucata.

Fazer a água voltar a fluir livremente pelo Rio Santa Rosa provavelmente será o maior desafio de jovem prefeita Valéria do Manin. Estamos na torcida pelo seu sucesso.

rio-santa-rosa-3

rio-santa-rosa-4

 Nascente do Rio Santa Rosa.

2 pensou em “A nascente do Rio Santa Rosa começou a ser desobstruída

  1. Pingback: Devido denúncia de vereadores as obras de desobstrução do Rio Santa Rosa foram interrompidas | Blog do Daby Santos

  2. Pingback: Não há descaso em Araioses e sim muito o que fazer | Blog do Daby Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *