Manin Leal, se sair, é para federal

manin-lealO ex-prefeito de Santa Quitéria, Manin Leal (foto), ainda não decidiu se será ou não candidato a um cargo eletivo nas eleições do ano que vem. O mandato, caso decida mesmo concorrer não seria o de deputado estadual como alguns tem falado e sim o de deputado federal pela região não só pelo Baixo Parnaíba, mas também por outros municípios maranhenses.

Manin viria fazendo dupla com o deputado estadual Max Barros, que vai disputar mais uma reeleição. Perguntei a ele sobre a possibilidade de um entendimento para ter o apoio de Nato Carvalho, prefeito de Magalhães de Almeida e ele não descartou um possível acordo, apesar das dificuldades que essa costura política apresenta, não por diferenças pessoais que alguns possam pensar que exista entre eles, o que não é verdade, mas por outras razões que exponho.

O ideal seria que os dois fizessem dobradinha na região, com Manin para deputado federal e Neto Carvalho para estadual, porém tem o fato de Neto não ter demonstrado até agora disposição para disputar o cargo, mesmo tendo como vice, um companheiro que poderia lhe dar estrutura política e financeira para esse fim e sim os compromissos que cada um, Neto e Manin, têm com outras lideranças políticas estaduais.

Manin Leal tem junto dele Max Barros com quem faz política há vários anos e Neto Carvalho tem o deputado estadual César Pires e Pedro Novais que é federal. Porém, as informações que tenho sobre os dois podem deixar o caminho livre para o prefeito de Magalhães de Almeida.

Desgastado politicamente e com idade avançadíssima, Pedro Novais deve se aposentar mesmo da política após o fim do mandato que exerce e César Pires, comentam que vai para TCE – Tribunal de Contas do Estado.

Olhando as coisas por esse ângulo parece não existir grandes obstáculos para uma união entre os dois, caso Manin Leal decida mesmo ser candidato a deputado federal e Neto Carvalho a estadual. Mas caso os dois se unam e formem essa dobradinha Manin não vai poder contar com quatro municípios que Max Barros já lhe ofereceu o que inviabilizariam que os dois viessem juntos na nossa região.

Mesmo sendo ex-prefeito de Santa Quitéria e tendo lá uma extraordinária base política, é daqui de Araioses, onde Valéria Leal é a prefeita e onde ele nasceu também, que provavelmente será sua grande base eleitoral, a plataforma maior, para o lançamento dessa arrojada jornada política.

Araioses e todos os municípios da região sempre têm elegidos deputados estaduais e federais que depois de eleitos tem como hábito esquecer os eleitores. A união de Manin Leal e Neto Carvalho seria uma ótima oportunidade de se implantar aqui um projeto político exclusivo para o Baixo Parnaíba, região riquíssima, porém com um histórico de abandono por quem tem feito carreira política a custa dela.

Vamos aguardar, pois para frente é que as malas batem.

1 pensou em “Manin Leal, se sair, é para federal

  1. Claro que se Manin e Neto realmente unirem forças e sairem candidatos a deputados representando a nossa região concerteza seria muito bom, pois moramos em uma região muito rica, mas não é aproveitada como deveria. Manin fez um otimo jogo politico candidatando sua filha a prefeita de Araioses, sabemos bem que isso não passou de um jogo politico, ja que em Santa Quitéria ele foi eleito prefeito por 3 vezes, ele sabe que la os votos são dele, se Valeria tivesse sido candidata la ela ganharia com tranquilidade por influencia do pai e tambem por ser de la. Se eles realmente sairem candidatos eles teriam vitoria nas urnas, pois Araioses, Santa Quitéria e Magalhães de Almeida juntas tem bastante eleitores, e com a fama deles dois nos municipios vizinhos de serem bons prefeitos atrairia bastante votos, alem do apio de outras lideranças politicas da região.
    Em Santa Quitéria Manin continuaria com um grande grupo politico também para a proxima eleição para prefeito, ja que ele pretende candidatar a sua outra filha Vanessa ao cargo de prefeita no municipio, e sua esposa Ivanice continuaria como vereadora, que desde que começou na politica sempre foi a vereadora mais votada la, por outro lado Neto também continuaria com um grupo forte em Magalhães.
    Enfim, vamos ver o que eles decidirão, enquanto isso as expeculações vão surgindo, afinal politica sempre é assim, mas uma coisa podemos ter certeza, Manin não teria feito esse jogo politico em Araioses e em Santa Quiteria em vão, sabendo que na cidade onde ele foi prefeito por 3 vezes ele poderia muito bem eleger sua filha sem muito esforço, essa historia de que ele por ser de Araioses queria ver sua filha trabalhando pelo povo da cidade natal dele não cola, ta na cara que foi um jogo politico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *