Reunião define inclusão de trabalhadoras domésticas no Programa Minha Casa Minha Vida

Secretários de Estado Hildo Rocha e José Antonio Heluy reunidos com trabalhadoras domésticas e técnicos do Governo - Foto/Geraldo Furtado

Secretários de Estado Hildo Rocha e José Antonio Heluy reunidos com trabalhadoras domésticas e técnicos do Governo – Foto/Geraldo Furtado

Os secretários de Estado Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) se reuniram na quarta-feira (20), com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas do Estado do Maranhão para dar prosseguimento à proposta de inclusão desta categoria profissional no Programa Minha Casa Minha Vida.

O Programa, do Governo Federal, é executado em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Oferece subsídios que permitem a redução do valor das mensalidades pagas pelos contemplados em imóveis.

Hildo Rocha afirmou que, apesar do Programa não prevê atendimento especifico para categorias profissionais, o Governo do Maranhão está empenhado em encontrar meios para atender a proposta apresentada pelo Sindicato.

O secretário de Cidades informou que a proposta é inspirada em uma experiência realizada na Bahia. “Os primeiros passos para a consolidação do projeto, no âmbito local, tiveram a participação do ex-Secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, do vice-governador Washington Luis e de José Antônio Heluy, além de representantes do sindicato da categoria”, retomou Rocha.

A reunião desta quarta-feira, de acordo com Rocha, significa a continuidade da luta. “Avançar e ampliar o atendimento de todas as demandas da sociedade é uma determinação da Governadora Roseana Sarney. Portanto, vamos nos esforçar para encontrarmos os meios legais de atender a reivindicação”, declarou.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticos do Estado do Maranhão, Valdelice de Jesus Almeida, a reunião produtiva. “Tivemos a certeza de que nossa proposta terá continuidade”.  O secretário José Antônio Heluy destacou a satisfação de ver a iniciativa ganhando força. “O Governo está empenhado em atender os pleitos dessa categoria”.

O encontro teve a participação do secretárioadjunto de Habitação, Frederico Burnett, assessores da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e da ViceGovernadoria.

Dia 5 de março haverá novo encontro no qual o Sindicato deverá apresentar documentos necessários para a efetivação dos cadastros dos interessados. Em seguida os técnicos do Governo irão auxiliar no encaminhamento e acompanhamento da tramitação exigida por Lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *