O povo na rua; a luta continua

O Novato

Os primeiros passos rumo a uma melhor conscientização política estão sendo dados, na cidade de Araioses, pelos funcionários públicos municipais. Homens e mulheres que seguem a trilha de outros, que em suas épocas, fizeram uma longa caminhada em busca do respeito a que tinham direito; em busca do resgate de sua voz; em busca de dizer o que pensavam sobre determinado assunto, sobre determinada causa.

Mulheres e homens certamente muito combatidos por alguns que confortavelmente entronados, temiam perder o controle sobre aqueles até então mudos porque suas idéias ou seus conhecimentos estavam além do seu tempo, ou sobre outros amordaçados pela fome, pela insalubridade ou pela iletralidade.

Manifestação democrática exercitada por educadores, vigias e outros profissionais, além da participação de parlamentares de diversos partidos políticos, portanto, uma manifestação não partidária, uma manifestação apartidária, uma manifestação onde todos, numa só voz, manifestaram sua repulsa ao comportamento desrespeitoso – e porque não dizer desonesto, do município, através de sua gestora, Luciana Trinta –, para com os funcionários públicos, cujos direitos vem sendo sistematicamente subtraídos.

Manifestação legal, espontânea, sem imposições, sem ameaças, sem ônibus para transporte dos lamentavelmente amordaçados, reprimidos, paralisados pelo receio de perderem seus salários temporários; postura compreensível e respeitada por todos os que já passaram por isso e que já tiveram oportunidade de serem aprovados em concursos públicos, cuja oportunidade a atual prefeita continuará lhes negando.

Sobraram, para aqueles que se sentem no comando, no posto de mando e que preferem ignorar o verdadeiro sentido da democracia, os rançosos argumentos pejorativos que a perplexidade e a pequenez de idéias e ideais lhes permite.

Parabéns aos funcionários que já conhecem seus direitos e não tem medo ou vergonha de lutar por eles.

“Uma longa viagem começa com um único passo” – Lao-Tsé

O Novato é colaborador do programa Comando Geral da Rádio Santa Dosa FM e agora do blog também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *