MOVIMENTO INTERNACIONAL MARCHA DAS VADIAS CHEGA A SÃO LUÍS

Blog do Ed Wilson

No próximo dia 26 acontece a 1ª MARCHA DAS VADIAS onde as mulheres de São Luís se juntam para marchar contra qualquer tentativa de opressão e para lutar pelo fim da violência de gênero.

O direito a uma vida livre de qualquer tipo violência é um direito básico de todos . A concentração acontecerá a partir de 13h, no início da Av. Litorânea (prx ao bar Raízes). De lá, partiremos em marcha até a Praça dos Pescadores e, em seguida, teremos uma programação cultural.

A Marcha das Vadias, ou Slut Walk, é um movimento internacional de mulheres criado em abril de 2011 na cidade de Toronto, no Canadá, em resposta ao comentário de um policial que orientou as universitárias de uma faculdade a pararem de se vestir como vadias diante do aumento dos casos de estupro naquele campus.

A partir desta Marcha, diversas manifestações nos mesmos moldes, ocorreram em mais de 30 cidades, em diversos países – como Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos, Nicarágua, e Brasil.

Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem desejar e da forma que desejar, e por seu direito de se vestir da maneira que lhes convier — sem a ameaça do estupro e, mais grave ainda, sem a ameaça da conivência social com o estuprador e da responsabilização da vítima.

O mote principal da Marcha das Vadias é a situação compartilhada por mulheres de cerceamento da liberdade e objetificação sexual. A organização da Marcha é aberta à participação de entidades da sociedade civil organizada, órgãos relacionados, militantes e homens e mulheres interessados na causa.

Em São Luís, acontece em 2012 a 1ª Marcha das Vadias, que reivindicará mais respeito à mulher com debates específicos sobre a situação da cidade. Organizada por mulheres independentes, a Marcha simultaneamente às marchas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *