Definidas as oitavas da Libertadores. Fluminense x Inter é o duelo brasileiro

Corinthians vai encarar o Emelec-EQU, time que tomou a vaga do Flamengo. Santos pega o Bolívar-BOL. Vasco terá pela frente o Lanús-ARG

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

A fase de grupos da Taça Libertadores 2012 chegou ao fim na noite desta quinta-feira. Com avitória de Universidad de Chile sobre o Nacional de Medellín, por 2 a 1, em Santiago, os últimos emparceiramentos da fase de oitavas de final foram definidos (datas ainda serão apontadas pela Conmebol). Dos seis brasileiros na competição, apenas o Flamengo foi eliminado. Na próxima fase, ao menos mais um representante nacional vai dar adeus à competição: o Fluminense, dono da melhor campanha da primeira fase, vai medir forças com o Internacional, que teve o pior desempenho entre os 16 classificados.
oitavas de final libertadores 2 (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)

O jogo de ida será disputado no Beira-Rio. A definição do confronto será no Engenhão. O Fluminense jamais conquistou o título da Libertadores. Sua melhor participação foi em 2008, quando perdeu a final para a LDU. O Inter, por sua vez, acumula dois títulos, em 2006 e 2010. Hoje no Flu, o técnico Abel Braga, o volante Edinho e o atacante Rafael Sobis já ganharam a Libertadores pelo Colorado.

Dono da segunda melhor campanha da fase de grupos, o Corinthians vai dar sequência à busca por seu primeiro título sul-americano em confronto com o Emelec (o Timão joga o segundo jogo no Pacaembu). O time equatoriano esteve perto da eliminação no Grupo 2, mas um gol no último minuto, sobre o Olimpia, em Assunção, classificou o Emelec e eliminou o Flamengo da Libertadores. Esta é a 21ª vez que a equipe azul de Guayaquil joga a principal competição do continente. Sua melhor participação foi em 1995, quando perdeu nas semifinais para o Grêmio, que viria a levantar a taça naquele ano.

Atual campeão, o Santos, que também levou o título em 1962 e 1963, terá de encarar a altitude de La Paz nas oitavas de final. O Peixe terá pela frente o Bolívar, que ficou em segundo lugar no Grupo 3. O Santos encara um rival que joga a Libertadores pela 27ª vez. A melhor participação foi em 1986, quando chegou à fase semifinal. O primeiro jogo do confronto será na Bolívia. A volta, no Brasil.

Por fim, o Vasco, campeão da Libertadores em 1998, terá pela frente os argentinos do Lanús. O time grená da Grande Buenos Aires liderou o grupo que tinha o Flamengo. No confronto direto com os rubro-negros, o retrospecto do Lanús não foi bom: empate por 1 a 1 no estádio La Fortaleza e derrota por 3 a 0 no Engenhão. Esta é apenas a quarta vez que o Lanús joga a Libertadores. A melhor participação foi em 2008, quando o time argentino foi eliminado nas oitavas de final. O Vasco joga a partida de ida em São Januário e decide a sua vida na Argentina.

O caminho até a final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.