Uma breve análise sobre o que diz os adivinhos, matemáticos e cientistas políticos

Números apontam que nem Luciana Trinta nem Valéria Manin Leal tem votos fieis suficientes para garantir suas eleições.

Votação quase empatada ente Luciana Trinta e Valéria Manin Leal; Monhata Lima e Jacira Pires podem ser fator importante na composição de chapas

Faltado 5 meses e 4 dias para a eleição adivinhos, matemáticos e cientistas políticos fazem seus cálculos e apontam – antes do tempo – o resultado do pleito.

Gente do grupo da prefeita Luciana Trinta como da Valéria Manin Leal antecipam a vitória de quem lhe convém ignorando o histórico de cada uma, baseando-se apenas no resultado de eleição de 2020.

Naquela eleição Luciana Trinta venceu o pleito com 7.801 votos representado 32,37% do eleitorado. Valéria Manin Leal a segunda colocada teve 7.545 votos representado 31,30% do eleitorado araiosense. Diferença muito pouca entre as duas indicando que para o eleitor araiosense, elas são mais semelhantes do que parecem demostrar.

Porém olhando o histórico, a votação dessas duas se diferenciam mais do que registrou a eleição de 2020 sinalizando que dependendo da situação a votação de uma ou de outra oscila.

Recente histórico

Tanto Valéria Manin Leal como Luciana Trinta perderam muitos votos da eleição de 2012para a de 2016 vencida pelo Dr. Cristino

Em 2012 a eleição foi plebiscitária. Entre os candidatos o eleitor ignorou até quem já tinha sido prefeito (Pedro Henrique) ou representado grupo que já estivera no poder (Zé Tude) para se decidir. Insatisfeito com a desastrosa gestão de Luciana Trinta em seu primeiro mandato optou pela sugestão apresentada por Manin Leal, que também não deu certo.

Mas o resultado da eleição foi além do que imaginava os adivinhos, matemáticos e cientistas políticos.

Valeria Manin Leal teve 11.837 votos (55,22% do eleitorado) e Luciana Trinta 7.213 votos (31,10% do eleitorado). (Foi uma eleição plebiscitária, onde o eleitorado araiosense ignorou as outras propostas políticas – Haroldo do Zé Tude, Pedro Henrique e Expedito Coutinho) como pode ser vista nas imagens deste post.

Quatro anos depois, o Dr. Cristino foi eleito com 8.030 votos (34,62% do eleitorado). Valéria Manin Leal em segundo teve 7.213 votos (31,10% do eleitorado) e na terceira colocação Luciana Trinta que tentava voltar a comandar a prefeitura de Araioses teve 5.027 votos (21,68% do eleitorado).

Vejam que Valéria Manin Leal – mesmo com a chave do cofre da prefeitura – perdeu na reeleição 24% do eleitorado, numa clara demonstração do araiosense não perdoa quem lhe vira as costas.

A eleição de 2012 foi plebiscitária onde o eleitorado araiosense escolheu a filha do Manin Leal para tirar do poder Luciana Trinta

O fato de Luciana Trinta e Valéria Manin Leal terem tido percentuais próximos dos 30% em pleitos que foi derrotadas não significa que elas tenha essa quantidade de eleitores fieis. Esses também classificados de apaixonados e fanáticos estão bem aquém desses números.

Fora do poder, os adivinhos, matemáticos e cientistas políticos dizem que o eleitorado de Luciana Trinta – como ocorreu em 2016 – oscila em torno de 5 mil votos.

Já Valéria Manin Leal jamais repetirá a inédita votação de 2012 e com duas derrotas consecutivas sua votação também estaria em torno de 5 mil votos.

Portanto, juntando Luciana Trinta e Valéria Manin Leal ambas teriam de 40% a 50% dos votos do eleitorado araiosense.

Isso indica que mais da metade do eleitorado araiosense pode ser composto de um eleitor livre que votará do dia 6 de outubro no candidato que melhor se apresente em condições de tirar Araioses da condição de atraso que se encontra, situação essa em maior parte da responsabilidade de Luciana Trinta e Valéria Manin Leal juntas.

Esse raciocínio indica que o empresário Neto Carvalho tem todas as condições de conquistar esse eleitorado que está mais preocupado com Araioses do que o futuro de quem já teve oportunidade e jogou fora.

Para isso basta Neto fazer chegar ao conhecimento do araiosense seu projeto de governo, que tem como principal objetivo colocar Araioses no caminho do desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *