Estudantes maranhenses conquistam medalhas de ouro na Jornada Nacional de Foguetes

Todos os alunos eram de escolas públicas. Uma das equipes conseguiu lançar um foguete feito com garrafa pet a uma distância de 206,7 metros.

Equipe de São Bernardo do MA recebeu medalha na Jornada Nacional de Foguetes 2023 — Foto: Arquivo pessoal

Por Rafael Cardoso, g1 MA — São Luís

Um grupo de estudantes maranhenses foi vencedor na Jornada Nacional de Foguetes 2023, realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de outubro.

O evento é realizado em formato de olimpíada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e visa despertar o interesse dos estudantes por conhecimentos ligados à ciência aeroespacial.

Ao todo, 62 equipes de todo o país participaram e o Maranhão enviou quatro equipes, todas de escolas públicas, que foram reconhecidas com medalhas e uma menção honrosa.

  • Equipe de Imperatriz: Medalha de Ouro
  • Equipe de Tutoia: Medalha de Ouro
  • Equipe de São Bernardo do MA: Medalha de Ouro
  • Equipe de Açailândia: Menção honrosa

Vencedores da Space Fly, da esquerda para direita: Maria Solange (gestora da U. I. Ver. Rubenito Silva Couto), Glória Stefanny (estudante), Bruna Borges (estudante), Gerson Ricardo (professor) e Ana Ávila (estudante)                                Foto: Arquivo pessoal

Uma das equipes campeãs foi a Space Fly, do grupo ‘Fogueteiros do Sertão’, da Escola U. I. Ver. Rubenito Silva Couto. Todos os estudantes são da Zona Rural de São Bernardo do MA e comemoraram o resultado.

“Somos de escola publica e alunos de baixa renda. Isso por si só já é um feito e motivo de orgulho pro município, pro povoado em zona rural e pro estado”, afirmou Gerson Ricardo, professor dos estudantes vencedores.

Desafio

Foguete construído pela equipe de São Bernardo do MA atingiu uma distância de 206 metros — Foto: Arquivo pessoal

Durante a competição, os estudantes precisavam construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

O foguete é construído pelos estudantes a partir de duas garrafas PETs e tem como combustível a mistura, em qualquer proporção, de vinagre e bicarbonato de sódio. Para ajudar no lançamento, os alunos também usam água e ar pressurizados com uma bomba de encher pneu de bicicleta e a base é feita de cano de PVC.

Pela equipe Space Fly, o foguete foi lançado a uma distância de 206,7 metros, o que rendeu a medalha de Ouro na categoria nível 3, destinada a alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundament

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *