Nascente do Rio Santa Rosa mais uma vez obstruída

Com a nascente do Santa Rosa obstruída afeta a distribuição de água da CAEMA, onde essas salinizadas não servirão para o consumo humano

Imagens postas nas redes sociais e informações procedentes do povoado Remanso – zona rural de Araioses – dão conta de que o Rio Santa Rosa está mais uma vez com sua nascente obstruída.

O problema é antigo – já vem se arrastando há décadas – e se providências não foram imediatamente tomadas pelo poder público, suas águas voltarão a ser salgadas como sempre ocorre quando essas, que vêm do Rio Parnaíba não tiverem mais como desaguar no Santa Rosa.

Há dois anos foi feito pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) – na época comandada pelo atual deputado Rodrigo Lago – o melhor serviço de desobstrução da nascente do rio até então, mas todos sabiam que era uma obra paliativa e que para resolver o problema, algo bem maior e eficiente deveria ser feito.

Com a obra o problema de salinização das águas do rio não ocorreu, mas agora o problema voltou, assim também como a preocupação dos moradores daquela comunidade.

Em um vídeo que me foi enviado e também está publicado nas redes sociais, um morador fala que um grande árvore que caiu no canal que foi feita pela SAF é o responsável pelo aterramento na nascente do Santa Rosa. Tem que ser removido e nova dragagem deve ser realizada.

A região do Remanso é maior produtora de leite do Baixo Parnaíba. Se nada for feito além dos moradores, os produtores de leite também serão muito prejudicados.

Com a palavra a prefeita de Araioses.

Fotos: Redes sociais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *