Uma análise do quadro atual da política araiosense

(Luciana Trinta, Valéria do Manin, Rosária Dias e Neto Carvalho)

A postagem a seguir não é fruto de adivinhação ou vidência – até porque não tenho dom para o tema –, mas tem tudo a ver com o momento atual da política de Araioses, que se encaminha para seguir em frente com as devidas evoluções.

Diferentemente da eleição de 2020, essa dificilmente terá mais de quatro candidatos a prefeitura de Araioses – e fique atento porque quando falo de candidatos não quero dizer que todos serão homens -, até porque há fortes indícios de que a disputa pela prefeitura de Araioses, para valer, só será só entre mulheres.

Há rumores de que três pesquisas de intenção de votos já teriam sido feitas por um dos postulantes e o resultado dessas parece não ter sido o esperado pelo seu mentor, que supostamente esperava um cenário mais favorável a ele.

Sobre essas pesquisas o que sei não reflete nenhuma novidade, que seria a prefeita Luciana Trinta em primeiro lugar, a ex-prefeita Valéria do Manin em segundo e o terceiro lugar estaria sendo disputado entre Rosária Dias e Neto Carvalho, o que para mim se verdadeiro, não seria nenhuma novidade no cenário atual.

Os percentuais de Luciana Trinta e Valéria do Manin não tive acesso, porém creio que não estão distante dos índices obtidos por elas há quatro anos.

Luciana em primeiro com uma boa distância sobre Valéria até os últimos dias da campanha. A diferença mínima entre as duas após a votação não teve nada a ver com um crescimento natural da filha do Manin Leal e sim “os incentivos” injetados no fechamento da campanha nas últimas 72 horas antes do pleito.

Luciana Trinta assim como o ex-prefeito Zé Tude – já falecido – tem sua base eleitoral gravitando em tordo dos 25% do eleitorado araiosense. Valéria não tem isso tudo, mas tem sua base fiel.

Dos quatro em pré-campanha: Luciana Trinta, Valéria do Manin, Rosária Dias e Neto Carvalho há fortes indícios de que pelo menos um ou uma poderá ficar fora da disputa não por vontade própria, mas por uma decisão judicial.

Também há quem diga que os grupos de Neto Carvalho e Rosária Dias, liderado por Eliomar Dias poderão se unir em torno de um deles que tanto poderá ser o ex-prefeito de Magalhães de Almeida, como da professora Rosária Dias.

Sobre esses dois o que percebo é que Neto já investiu muito no seu projeto solo e parece que já chegou aonde poderia chegar, diferentemente de Rosária Dias que pela simplicidade e da forma humilde que toca o seu trabalho tem tudo para deslanchar e passar para trás Luciana Trinta e Valéria do Manin.

Rosária Dias é carismática, determinada e é a novidade da política araiosense.

Vamos aguardar, mas minha vivência e experiência na política de Araioses me mostram esses caminhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *