Tanto na pesquisa qualitativa, quanto no monitoramento das redes sociais, Lula foi considerado o grande vencedor do último confronto com Bolsonaro antes das urnas
Por Plinio Teodoro
Revista Fórum – AtlasIntel e Quaest, os dois institutos que fizeram estudos sobre o debate na Globo, ocorrido na noite deste sexta-feira (28) apontam que Lula (PT) foi o grande vencedor do último confronto direto com Jair Bolsonaro (PL) antes da votação, que acontece neste domingo (30).
Em pesquisa qualitativa – sem representatividade sobre o eleitorado -, a AtlasIntel ouviu 100 eleitores de 10 estados que não votaram no Lula ou no Bolsonaro no primeiro Turno.
O resultado foi que 51,5% desses eleitores disseram que Lula venceu o debate, enquanto 33,7% apontaram Bolsonaro como vitorioso – 14,9% não souberam responder.
QUEM VENCEU O DEBATE?
Atualização final dos grupos focais Atlas: 100 eleitores de 10 estados que não votaram no Lula ou no Bolsonaro no 1o Turno.
ESTUDO QUALITATIVO, NÃO REPRESENTATIVO DO UNIVERSO DE ELEITORES pic.twitter.com/1bakTYCg2V
— AtlasIntel BR (@atlaspolitico) October 29, 2022
Entre eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, Lula obteve a preferência de 61% – ante 35% de Bolsonaro e 2% que não souberam responder.
Já entre aqueles que optaram por Ciro Gomes (PDT), 51% dizem que o petista foi vencedor e 26% que a vitória foi do atual presidente. Outros 23% disseram não saber.
Em um terceiro grupo, daqueles que não votaram no primeiro turno, Lula foi apontado como vitorioso por 40%, outros 40% disseram não saber e 20% citaram Bolsonaro.
Quaest
Já a Quaest fez um monitoramento em tempo real das redes: Twitter, Facebook, Instagram, além de blogs.
No total, 51% das publicações relacionadas ao desempenho de Lula foram positivas e 49% negativas.
Já Bolsonaro teve um desempenho negativo em 64% das postagens – outros 36% citam o presidente de forma positiva.
Tendência de apoio nos grupos focais da AtlasIntel, pelo voto no 1o turno entre eleitores que não votaram no Lula ou no Bolsonaro. Final do debate. pic.twitter.com/MzGKPocA4G
— AtlasIntel BR (@atlaspolitico) October 29, 2022