“Humanidade está a um erro de cálculo de uma aniquilação nuclear”, diz ONU

A preocupação aumenta ainda mais com a guerra na Ucrânia e as tensões no Irã

Secretário-geral da ONU diz que a humanidade está ”a um erro de cálculo” de uma guerra nuclear. Imagem: Reprodução.

Por Sofia Carnavalli, no DCM

“Hoje, a humanidade está a um mal entendido, a um erro de cálculo de uma aniquilação nuclear. Nós fomos extraordinariamente sortudos até agora. Mas, sorte não é estratégia tampouco um escudo contra as tensões geopolíticas que fervem até se transformarem em um conflito nuclear”, afirmou Guterres.

Segundo o secretário-geral, a situação mundial atual é mais perigosa do que a vivida na Guerra Fria, período entre 1947 e 1991. Exatamente por isso, ele solicitou que os países “voltem a ser unidos em um novo caminho
para um mundo livre das armas nucleares”.

“A eliminação das armas nucleares é a única garantia que elas não serão nunca utilizadas. Ao menos 13 mil armas do tipo estão sendo armazenadas em arsenais ao redor do mundo e tudo isso em um momento em que os riscos de proliferação estão crescendo e as proteções para evitar essa escalada estão sendo enfraquecidos”.

A reunião deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada e remarcada por conta da pandemia da Covid-19. Na atual circunstância, ela está acontecendo em um momento muito específico, já que o mundo está em extrema tensão devido à guerra na Ucrânia e aos conflitos no Irã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *