Fome atinge 26% dos brasileiros e chega a quase 40% entre os mais pobres, diz Datafolha

Fome atinge 26% dos brasileiros. (Foto: Reprodução/Depositphotos)

Por Carolina Fortes/Revista Fórum

A fome no Brasil já atinge 26% da população. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24) pela “Folha de S. Paulo”, 37% daqueles que tem renda mensal de até dois salários mínimos afirmam que a quantidade de comida em casa não foi suficiente para alimentar suas famílias nos últimos meses.

Entre as pessoas que estão desempregadas, mas à procura de emprego, 45% dizem passar fome. Já entre os que desistiram de encontrar uma ocupação, o percentual é de 34%.

O patamar mais elevado de pessoas afetadas pela falta de comida é encontrado no Nordeste (35%). Nas demais regiões do país, varia de 21% a 25%.

A insegurança alimentar também reflete na escolha política da população. 34% das pessoas que passam fome votariam no ex-presidente Lula (PT) em 2022, enquanto apenas 12% escolheriam Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento também mostra que 15% dos brasileiros deixaram de fazer alguma refeição nos últimos meses por não ter comida em casa. O número sobe para 23% entre as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Nas demais faixas, varia de 3% a 6%.

Além disso, 17% e 15% são pardos e pretos, respectivamente, enquanto 11% são brancos. A percepção de que a população não tem o que comer também aumentou. 89% dos entrevistados afirmam que, no período de pandemia, cresceu o número de pessoas que passam fome no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.