Sampaio Futsal Araioses: estrutura e luta

Manhã de sábado (11), na ida a São Luís, o “Potente” do Sampaio Futsal Araioses estacionado na BR-135, enquanto a delegação toma o café da manhã

Acompanhei a delegação do Sampaio Futsal Araioses nos jogos das semifinais do Maranhense Futsal realizados sábado e domingo passados, na quadra da Associação Pessoal da Caixa Econômica (APCEF) em São Luís. O Sampaio venceu – e bem – todos os seus jogos e retorna neste final de semana a capital maranhense para disputar o restante da competição.

Para mim foi uma experiência e tanto, pois pude ver de perto todo o trabalho liderado por Ezequiel França (presidente do Sampaio) juntamente com demais membros da diretoria, comissão técnica e atletas da equipe araiosense.

Em média são 30 (trinta) pessoas que compõe a delegação do Sampaio Futsal Araioses nas viagens para competir em várias cidades do Brasil.

Não é difícil imaginar que trabalho de tamanha envergadura custa caro, mas isso parece não incomodar Ezequiel. Na viajem a São Luís, por exemplo, o ônibus do Sampaio saiu de Parnaíba/PI onde o time treina por falta de uma quadra dentro dos padrões de competição em Araioses e nossa primeira parada (por volta das 23:00 horas) foi em Canabrava – distrito de Água Doce do Maranhão – para o lanche de toda a delegação, aquisição de água mineral para consumo do grupo e abastecimento do ônibus.

Ali também já fui avisado por Ezequiel que o nosso café – muito farto, por sinal – seria em Bacabeira, cidade distante 60 Km de São Luís.

Ezequiel França conversa com o técnico Japa (de costas) e o motorista do Potente

Na capital maranhense o Hotel São Luís, no Tirirical é o local onde se hospeda a Delegação e a alimentação ocorre na Churrascaria Romanos, que fica a menos de 200 metros da hospedaria.

Privilégios

Reunir recursos para tamanha empreitada faz o trabalho de Ezequiel França ainda mais especial e não deve ser fácil realiza-lo. Mas outra coisa que observei é antigos vícios impregnados no cerne das organizações esportivas maranhenses, que vi no passado quando trabalhei na imprensa de São Luís, que infelizmente continuam.

Há privilégios para uns e pouca importância para outros. O time de Balsas – norte do Maranhão – por exemplo, tem todas as facilidades a começar pelo declarado apoio de Rogério Cafeteira – secretário de Esporte do Maranhão. O time viaja de avião para competir enquanto outros às vezes chegam a São Luís em ônibus escolares.

Outra coisa também diz respeito sobre as condições que a federação de Futsal oferece aos times. Ao Balsas tudo é facilitado, porém para o Sampaio a internet foi cortada nos dias de seus jogos e eles portanto não puderam ser transmitidos.

A união do grupo tem sido fator decisivo na conquista de grandes vitórias

Pela manhã todos os testes foram feitos e estava tudo bem, porém na hora dos jogos não havia sinal de internet. Também chamou a atenção as bolas usadas nos jogos do Sampaio que eram velhas, fofas, que prejudica o toque de bola, uma das características da equipe araiosense.

Mas o Sampaio é grande e tem superado todos esses obstáculos e conquistado todos os títulos ultimamente.

Abaixo relação dos apoiadores do Sampaio Futsal Araioses, composta de comerciantes, pessoais físicas e de gente da imprensa:

CASA BELA, em São Bernardo de propriedade do Eumarks;

IVALDO CONSTRUÇÕES;

METALÚRGICA PAULISTA;

DANIEL BUS de Brasília/DF;

TOTAL ESPORTES de São Luís;

BEZERRA PROJETOS ESTRUTURAIS

CASA DO FERRO

HOTEL SÃO LUÍS do Sr. Raimundo;

CHURRASCARIA ROMANOS;

Posto de combustível CANA BRAVA;

Rafael do Ivaldo;

RAFISA CONFECÇÕES;

ZAAZA CONFECÇÕES;

ESCOLINHA MUNIZ;

SANTOS CONSTRUÇÕES;

Sr. Elpídio de São Bernardo;

Tibério Cesar;

Jairo Leitão – prefeito de Campo Largo/PI;

Assis da PLUS;

Blog PANORANT;

Blog DABY SANTOS;

Blog DJAIR PRADO.

A estrutura do Sampaio Futsal Araioses é grande para um time do interior como eles dizem em São Luís, mas pode melhorar muito ainda se autoridades, empresários e comerciantes araiosenses entenderem da importância que ele tem para a cidade. Afinal, ele leva de forma positiva ao conhecimento nacional o nome de Araioses e isso é muito louvável.

Em outras palavras, o Sampaio Futsal Araioses não pode continuar sendo reconhecido apenas por empresas e pessoas outras cidades e até de outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *