Luisão sobe o tom ao falar sobre a suspenção pela justiça do seletivo que visa contratar por tempo determinado

Na sessão desta quinta-feira (14) o presidente da Câmara Luisão subiu o tom ao falar sobre a suspenção do seletivo  pela justiça pedida pelo MP/MA

Nesses tempos de pandemia a Câmara de Vereadores de Araioses tem realizado apenas uma sessão por semana – no caso em dia de terça-feira – e não duas como antes. Porém, mediante acordo entre nossos edis cada vez que for feriado nesses dias, as sessões serão realizadas em outro, como ocorreu na ultima quinta-feira (14) em função do feriado Nacional, pelo dia de Nossa Senhora de Aparecida – Padroeira do Brasil.

Nessa sessão os vereadores Arnaldo Machado e Luís Marão Felix (Luisão) saudaram os professores pelo seu dia – 15 de outubro – assim também como fizeram louvor aos servidores da saúde pública de Araioses, pelo excelente trabalho de combate a covid-19.

No que diz os professores Luisão disse que eles merecem melhores salários e que no primeiro governo de Luciana Marão Trinta, eles foram uma classe beneficiada e que hoje na medida do possível ver nela (prefeita) o reconhecimento pela classe.

Falou do que tem sido difícil o trabalho da educação de Araioses durante a pandemia, onde se vive um novo normal, mas que a prefeita conseguiu recuperar o ensino dos alunos referente ao ano de 2020, pois ela pegou o governo com tudo atrasado, o que comprometeu não só o último ano da gestão anterior, como esse de 2021, que será completado no início de 2022.

No que antes tinha falado Arnaldo sobre o atraso dos salários de alguns servidores Luisão disse que o fato ocorreu por incompetência do Governo Federal, que não repassou os recursos porque estaria recalculando os indicadores para pagamentos, já que em alguns municípios houve modificações.

Mas disse também que finalmente esses recursos teriam caído na véspera do feriado e que os pagamentos já estavam sendo feitos.

Que em atendimento a solicitações de agentes de saúde vai procurar junto a prefeita, se há possibilidade da prefeitura fazer esses pagamentos com recursos próprios, até que chegue os federais quando situação dessa natureza. Disse saber que muitas dessas pessoas têm empréstimos e cartões a saldar e que os juros são altos, o que dificulta a vida desses servidores.

Seletivo

Luisão também falou sobre o seletivo para contratar por tempo determinado e disse lamentar esse ter sido cancelado justiça, em atendimento a um pedido do Ministério Público frustrando e expectativa de muitos que enfrentaram filas para se inscrever. “Eles acham que prejudicam a prefeita, mas prejudicam é a população, disse o presidente”.

Sobre esse tema Luisão disse que infelizmente tem gente que ao invés de ajudar o município só fazem atrapalhar. Nesse momento o vereador Arnaldo pede um aparte para dizer que ele tinha conhecimento de que ele é que tinha feito o pedido MP, porém disse que nada tinha a ver com o caso e mostrou um documento em que disse ser Marcelo o autor da denúncia – tema que ainda será tratado em outra postagem.

Em seguida o presidente fala sobre o Projeto de Lei Municipal 670/2021 – que em virtude de não se poder contratar no momento – ele visa atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, o Município através de sua administração direta e indireta poderá efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.

O Parágrafo Único da Lei diz que a contratação a que se refere esse artigo somente será possível se ficar comprovado à impossibilidade de suprir a necessidade temporária nos servidores efetivos.

Luisão ainda detalhou os itens do art. 2º da Lei, com aplicação em vários serviços essenciais ao interesse público.

As pessoas contratadas seriam com habilitação profissional aos serviços necessários e jamais seriam beneficiados esses ou aqueles por laços de amizade ou apadrinhamento político, desde que dentro do quadro de funcionários do Município não houvesse servidores com esse perfil.

Luisão, o presidente da Câmara de Araioses é reconhecido como uma pessoa equilibrada e de fácil comunicação, porém esse assunto que paralisou o seletivo o fez aumentar o tom da voz na hora de falar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *