Sessão solene reabre as atividades do Poder legislativo Araiosense no segundo semestre

Vereador Luís Fernando Marão Felix, presidente da Câmara de Vereadores de Araioses

As atividades da Câmara de Vereadores de Araioses reiniciaram hoje (3), com uma sessão solene, onde o presidente daquele poder vereador Luís Fernando Marão Felix – o Luisão fez um breve discurso exaltando o importante trabalho dos vereadores no primeiro semestre.

Também falou sobre a recuperação em andamento da prefeita Luciana Marão, que dias atrás testou positivo para a covid-19.

Em seguida ele concedeu a palavra ao Dr. Muryllo Savio Nunes da Silva – Assessor Especial do Município – que leu a mensagem da prefeita pelo fato dela está impedida de comparecer devido ao seu problema de saúde.

Dr. Muryllo Savio Nunes da Silva – Assessor Especial do Município

Abaixo a mensagem da prefeita de Araioses, Luciana Marão Felix:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Araioses, Vereador Luís Fernando Marão Felix.

Excelentíssimas Senhoras Vereadoras

Excelentíssimos Senhores Vereadores

Minhas Senhoras, meus Senhores

Agradeço a Deus por estarmos vivos e, neste dia, estar dirigindo essa mensagem às senhoras e aos senhores que iniciam a sessão legislativa do segundo semestre do ano de 2021.

Cada dia do meu mandato é pautado pelo trabalho e diálogo em busca do bem-estar do povo araiosense. O reconhecimento desse binômio ‘trabalho e diálogo’ é aprovado pelo povo do nosso município quando os eleitores me deram a oportunidade de ser prefeita em um segundo mandato.

Vivemos um ano difícil. Nesse contexto imperou a nossa fé, como a fé de Samuel quando ergueu o monumento ao qual batizou de ‘Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!’.

No tempo do profeta Samuel os filisteus venceram o povo de Deus numa batalha, mataram 30 mil israelitas e levaram a Arca da Aliança no povoado chamado Ebenézer. O povo de Israel ficou desolado. Depois disso o povo seguiu as instruções de Deus e rejeitou os deuses que adorava. Com o fim da idolatria, Deus confundiu os guerreiros filisteus e proporcionou a vitória para o povo de Israel.

Embora a vitória tenha acontecido no povoado de Mizpá, Samuel optou por homenagear Ebenézer, o povoado onde houve a derrota. Ali ele ergueu um memorial com um nome: Ebénezer e, um significado: até aqui nos ajudou o Senhor.

Isso significa muito para a nossa vida, porque nos ensinou a confiar em Deus justamente na derrota, nos momentos difíceis e nos leva a entender que a expressão ‘até aqui nos ajudou o Senhor’ quer dizer que não houve um fim, indica que Deus esteve conosco até hoje e estará amanhã. Ebenézer significa pedra de ajuda, era um símbolo. A nossa pedra de ajuda é Deus, isto é real.

O ano de 2021 está sendo um ano totalmente diferente de todos aqueles que todos nós já tínhamos vivido em nossas vidas. Mesmo assim, com a ajuda de Deus, estamos conseguindo realizar o projeto de melhoria das condições de vida do povo araiosense. Para que isso fosse possível, contamos sempre com o bom senso e sensibilidade dos homens e mulheres que compõem a Câmara Municipal.

Já avançamos muito. Obras de melhorias em alguns trechos de estradas vicinais bem como o requalificação de trechos de pavimentação, estão melhorando as condições de trafegabilidade, e em alguns trechos de estradas vicinais, estamos realizando o roço no acostamento. Logo logo estaremos inaugurando a Casa da Cultura do Cais de João Peres com exposição de peças produzidas por artesãos locais.

Por intermédio do Senador Ewerton Rocha, fomos contemplados com um veículo para o Conselho Tutelar que irá intensificar as ações de combate à violação aos direitos das Crianças e Adolescentes.

Visando fomentar a economia local com a diversificação das atividades, firmamos parceria com o SEBRAE para implantar o programa Cidade Empreendedora com a implantação de eixos temáticos de desenvolvimento.

Além disso, fomos agraciados com motores destinados a pescadores artesanais que trabalham diariamente e que encontravam desassistidos ou até mesmo a própria sorte, sem a devida assistência da gestão municipal.

Recebemos ainda no primeiro semestre, um veículo tipo caminhão compactador de lixo, que auxiliará nas ações de coleta e manejo dos resíduos sólidos.

Estamos intensificando o combate à criminalidade com ações integradas da Polícia Militar através do Batalhão do Turismo. Adquirimos duas viaturas destinadas para a Polícia Militar e para a Polícia Civil. A resposta é visível num ambiente mais seguro para a comunidade com blitz constantes e apreensões e operações realizadas de forma gradual e sistemática.

Num momento tão crítico provocado pela existência do cenário de pandemia da Covid-19, uma das nossas maiores preocupações foi com a pobreza. Dessa forma, a equipe da secretaria de Assistência Social trabalhou com afinco para manter atualizado o Cadastro Único e principalmente o cadastro dos beneficiários do Bolsa Família. Outra preocupação constante é quanto a gestão das condicionalidades e o acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social.

Se as famílias que recebem o Bolsa Família descumprem as condicionalidades podem sofrer efeitos gradativos, que variam desde uma advertência, passando pelo bloqueio e suspensão do benefício podendo chegar ao cancelamento. O acompanhamento atento da secretaria de Assistência Social é de suma importância para que isso não aconteça. E temos o orgulho em dizer que a cobertura de acompanhamento na educação é de 94,01 por cento, uma vez que reorganizamos as atividades escolares mesmo que de forma remota. Superior ao acompanhamento nacional. E na saúde, enquanto o acompanhamento nacional é de 79,11%, em Araioses nós estamos bem acima, com o acompanhamento em 85,99 por cento.

Caros parlamentares, em parceria com o Governo do Estado, estamos desassoreando o rio Santa rosa, acabando com um problema ambiental sério.

Para incrementar a nossa rede de atendimento em saúde, estamos nos empenhando em melhorar a estrutura física do Hospital Nossa Senhora da Conceição. É dar a cada usuário do SUS, tratamento humanizado em um ambiente seguro, higienizado e com condições para dar a atenção que a população necessita. Além disso, estamos realizando exames por setores facilitando o acesso da população aos serviços de saúde.

Recebemos do Governo do Estado cestas básicas distribuídas à população em situação de vulnerabilidade social, bem como fazendo compras locais, garantindo renda para economia local e comida na mesa de nossa população.

A Pandemia que se abateu sobre a humanidade, trouxe para todos os administradores o desafio de serem criativos em alguns momentos, ágeis, solidários e determinados sempre. Desde o início dessa gestão e, com a terrível onda de contaminação do vírus da covid-19, não hesitei um momento sequer em determinar o máximo de controle sanitário e medidas para o atendimento do nosso povo. Assinei decretos com medidas restritivas, tomei decisões que desagradaram alguns segmentos, mas não os fiz sem que estivesse amparado na orientação dos especialistas em saúde. Enfatizo que continuo com a mesma determinação de adotar sempre as medidas que forem necessárias para preservar a vida do nosso povo.

Com a chegada da vacina, montamos um plano com a Força Estadual de Saúde para imunizar as pessoas que residem em nosso Município até os mais distantes rincões. A informação a respeito de todo o processo tem sido o nosso principal aliado para que a população entenda o compromisso da Administração Pública com a saúde do povo araiosense.

Retomamos o programa de aquisição de alimentos com compra direta de pequenos agricultores e iremos nos próximos dias, realizar compra direta com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio de Chamada Pública.

Na área da educação, quero ressaltar o relevante empenho de nossa equipe da SEMED que realizou toda a assistência necessária para concluirmos o ano letivo de 2020, e ao mesmo tempo, recuperar os alunos evadidos e que não tinham a assistência de um professor que pudesse ensinar pelo menos o básico.

Aliada a essa ação, a Busca Ativa tenta por meio de ações paralelas garantir a permanência dos alunos nas atividades escolares. Priorizamos a vacinação dos profissionais em educação, visando que tais atividades, mesmo que remotas, tenham transparência e segurança aos pais e responsáveis. Realizamos reuniões técnicas com nossos gestores e já iniciamos o ano letivo 2021 baseado no continuum curriculum garantindo progressão aos alunos sem prejuízo à aprendizagem.

Temos muito a fazer ainda! Estamos reativando a Educação de Jovens e Adultos com a reformulação do currículo e atendimento zeloso àqueles que não tiveram oportunidade de concluir a escola na idade certa, devolvendo pelo ensino, a dignidade e a construção da cidadania.

Solicitamos do Secretário de Estado a reforma do Farol da Educação que em breve será reaberto, como um espaço de construção de pensamento, de saber, não só a alunos mas a toda a comunidade araiosenses.

Ao encerrar este tópico, deixo registrado o meu pesar pela morte de tantos brasileiros. A cada notícia que recebo da morte de um araiosense, a tristeza se abate sobre o meu ser. Mas temos que nos confortar em Deus. Envio a todas as famílias que sofreram e sofrem perdas de parentes por conta dessa pandemia a minha solidariedade.

Senhoras e senhores vereadores, estamos começando um semestre de mais trabalho. Rogo a Deus para que seja bem melhor do que aquele que findou. Temos muitos projetos administrativos para implementar em favor do nosso povo. Em nenhum deles podemos prescindir da valorosa cooperação desta Câmara, composta por homens e mulheres escolhidos pelo povo para representá-lo.

Da minha parte, tenham a certeza de que continuarei trabalhando dia e noite para que possamos corresponder a tão valiosa delegação de confiança outorgada pelo nosso povo, sempre observando os princípios constitucionais e primando pela determinação de trabalho e diálogo com todos os segmentos da sociedade araiosense.

Nobres vereadores, os senhores  e senhoras reiniciam hoje mais uma etapa na missão de trabalhar por este Município.  Oro para que Deus abençoe a todos, dotando-os da sabedoria necessária para o desempenho de tão honrosa missão.

Muito obrigada.

Luciana Marão Felix

Prefeita Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *