Requentando a mentira ou se preferirem a Fake News

Como pode ser visto na imagem, o local onde ocorreu a pescaria –  pesqueiro na Ilha Engraça – citada na reportagem está muitos quilômetros de distância de Canárias – ilha povoado de Araioses/MA – fim da linha do Rio Parnaíba que divide os estados do Maranhão e do Piauí – Reprodução do Google Earth

O post – Pescada-amarela é destaque em pescaria no Parnaíba, no Piauí – de autoria do reporte Paulo Augusto da EPTV/SP, uma matéria que embora tenha sido postada em 20 de outubro de 2017 foi recentemente compartilhada em grupos de WhatsApp administrados por araiosenses, como se fosse algo atual.

Independente de ser atual ou não ela é mais uma publicação que caracteriza a falta de respeito com Araioses e seu povo – como tantas outras – já publicadas em sites e blogs daqui região como outros de cobertura nacional, como o é esse em questão, pelo conteúdo mentiroso ou se preferirem Fake News – com dolo ou sem – com o propósito de mostrar o que é nosso, como se fosse da vizinha cidade de Parnaíba/PI.

A reportagem com texto e imagens começa dizendo que uma “equipe do Terra da Gente vai ao Piauí para pescar na bacia do Rio Parnaíba. A aventura começa na comunidade Morro do Meio e conta com a ajuda de ribeirinhos”.

Dá licença gente – dizem que perguntar não ofende – alguém sabe me responder onde fica essa bacia do Rio Parnaíba?

Ora, Morro do Meio é uma comunidade de pescadores – que conheço muito bem – que faz parte da Grande Ilha das Canárias, mas a bacia lá existente, pelo lado das dunas é a Bacia do Caju. O Rio Parnaíba – que dentro desse contexto divide o Maranhão do Piauí, pois não se pode admitir união nos tratando dessa forma – desagua no Oceano Atlântico na Bacia de Canárias, onde finda também o Rio Parnaíba, em um local totalmente oposto onde se localiza a comunidade de pescadores Morro do Meio.

A título de melhor entender a localização, enquanto um está no Norte ou outro está no Sul.

Comunidade de pescadores Morro do Meio, onde se pode ver o atracadouro construído pelo Governo Federal no porto da pousada de Raimundo Nonato Aires –Reprodução do Google Earth

Quem leu a matéria ou assistiu o vídeo nela contida e não conhece nossa região, não sabe que o Delta do Parnaíba ou Delta das Américas é quase todo maranhense, sendo que sua maior parte está dentro do território de Araioses, portanto jamais irá imaginar que a matéria postada no G1 Globo São Paulo não respeita a verdade e passa ao leitor uma informação que não é verdadeira.

O local da reportagem onde se realiza a pescaria de linha é realmente na Engraça. Porém esse pesqueiro muito usado por pescadores do Morro do Meio se localiza em outra ilha, entre dezenas que tem o Delta Araiosense.

De verdadeiro na reportagem é no que diz respeito a Raimundo Nonato Aires. Esse tem uma pousada no Morro do Meio e também pesca, assim também como seu João Victor, que hoje não mais exerce essa atividade em função da avançada idade e está morando em Parnaíba/PI.

Sei que por falta de um hospital em nossa cidade, com um mínimo de estrutura para realizar um parto, muitos dos habitantes de Araioses nasceram em Parnaíba, porem vivem é aqui e fazem parte do numeroso grupo de milhares de araiosenses parnaibanos, portanto em respeito à terra que moram poderiam defendê-la e jamais compartilhar notícias mentirosas.

Como araiosense de raiz que sou e que ama como ninguém Araioses, não posso me calar com as injustiças que fazem com essa Terra amada.

Quem compartilhou essa matéria nos grupos de WhatsApp, não está contribuindo com a verdade e sim requentando a mentira.

Há anos que combato essas informações que retratam e mostram o que é nosso como se não fosse e gostaria muito de não continuar sozinho nessa luta de defender o que é nosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *