Oposição e governo unidos por melhores condições de trabalho aos Guardas Municipais de Araioses

O presidente Luisão disse que em breve todas essas reivindicações dos guardas municipais de Araioses serão atendidas

Em uma sessão com metade dos vereadores ausentes – a maioria com problemas de saúde própria ou com a de familiares – o tema principal tratado hoje (22) foi à situação dos guardas municipais de Araioses, que até do fardamento estão carentes.

O vereador Arnaldo Machado fez uso da Tribuna para pedir apoio à aprovação de uma monção ao Presidente da República para a inclusão dos guardas municipais – não só de Araioses, mas de todo o País – no programa de casas populares, especial para agentes de segurança pública.

Vereador Arnaldo Machado

Destacou a importância dessa categoria no combate a criminalidade em Araioses, em especial na crescente onda de assaltos e roubos a residências e repartições comerciais da cidade e que a gestão municipal faça com que os guardas municipais possam contribuir como agentes de segurança pública.

Logo em seguida o vereador Luís Fernando Marão Felix – o Luisão, ao fazer o costumeiro uso da Tribuna saudou os guardas municipais presentes a sessão e lembrou a todos de como a prefeita Luciana Marão os tratou, dando-lhes total apoio quando administrou o município pela primeira vez.

Sobre o fardamento dos guardas Luisão lembrou que embora Araioses passe por uma situação muito difícil com suas finanças, esse assunto já está sendo tratado no sentido de ser resolvido.

O presidente da Câmara também falou do encontro da prefeita com o Secretário de Segurança do Estado do Maranhão Jefferson Portela. Ele citou que já esteve com o secretário por duas vezes e esse lhe pediu que fosse repassado a ele o plano de cargo e carreiras dos guardas municipais de Araioses. Disse também que Jefferson Portela fez várias promessas de ajuda, incluindo nessas a doação de uma viatura para a guarnição.

Um grupo de guardas municipais de Araioses assistiram a sessão de hoje na Câmara de Vereadores

Luisão disse ainda que para ele os guardas municipais são como os enfermeiros para os postos de saúde, pois são eles que estão à frente e lidando com todos os tipos de situações. Na conversa com o secretário ficou acertado treinamento para os guardas, uma vez que nem todos têm condições de andar armados.

Segundo Luisão – em seu discurso – nessa parceria entre município e secretaria de segurança está à proposta de treinamento para que o guarda possa está hábil não só para andar armado, mas também para saber tratar a população sabendo conduzir os criminosos, pois “a gente sabe que a polícia prende num dia e no mesmo dia tem dois três advogados para tirá-los da cadeia, principalmente quando se fala em tráfico de drogas nas bocas de fumo que temos na cidade, que não é um privilegio de Araioses, infelizmente é também do Brasil e os guardas estão lá, prendendo, combatendo e quando menos se espera o bandido está solto rindo não só da cara do guarda, mas de toda a população”.

Luisão disse ainda ter certeza que a prefeita está olhando essa situação com todo o carinho, pois o povo merece e que em breve todas essas reivindicações serão atendidas.

Em tempo: A profissão de guarda municipal no Brasil  foi regulamentada pela Lei Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *