Artesãs da COART ARAYOS fazem importante reunião no IFMA de Araioses

No dia 24 de abril de 2021, na sede do Instituto Federal do Maranhão – Campus Araioses, reuniram-se artesãs da Cooperativa de Artesanato de Araioses – COART ARAYOS, coordenação do curso Cooperativismo Empreendedor e Secretaria Estadual do Trabalho Economia Solidária, além da representação dos produtores rurais.

Em pauta, assuntos como desenvolvimento dos arranjos produtivos locais urbanos e rurais, acesso aos mercados, inclusive o institucional, como compras solidárias, política pública de economia solidária, plano municipal de geração de trabalho, emprego e renda e demandas como a criação do centro de referência da economia solidária no Baixo Parnaíba, com sugestão de concepção no prédio do Farol da Educação, em Araioses.

A Secretária Adjunta Jordania Pessoa dialogou com as artesãs sobre as experiências exitosas da Secretaria Estadual. A presidenta da Cooperativa COART ARAYOS, Maria Marcelina, cobrou a inclusão da economia solidária no orçamento público e um maior fomento para o setor tanto por parte do Estado quanto por parte do Município de Araioses, destacando junto com todas as artesãs a importância de levar oficinas para as comunidades de Araioses.

Rosivânia, Iraci, Lina Rosa e Adriana Pinto falaram de emancipação, empoderamento e da importância da identidade e pertencimento na confecção dos produtos artesanais e apresentaram a demanda de assessoria técnica de design, estudo antropológico e arqueológico.

O produtor rural Agenor Batista dos Santos, liderança no arranjo produtivo da mandioca e membro do planejamento do curso de cooperativismo empreendedor mandioca e da Cooperativa de Produtores Artesanais de Mandioca de Araioses – COPAMA ARAYOS, marcou presença com demandas ambientais, de desenvolvimento rural e turismo. O Prof. Rafael Ciarlini, coordenador do curso de cooperativismo, destacou a importância da educação progressista e da economia solidária e criativa na defesa e promoção da autogestão e autonomia das pessoas, bem como o desenvolvimento político, social, econômico, ambiental e territorial do município e apresentou o Planejamento Estratégico e o ciclo de desenvolvimento do cooperativismo em Araioses.

Ao final do evento – de conteúdo riquíssimo – a conclusão é de que esse movimento cooperativista que se firma cada vez mais em Araioses já tem muito a mostrar e aponta para um breve e futuro promissor.

Com informações do professor Rafael Ciarlini – Diretor de Administração e Planejamento do IFMA de Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *