Mais 5 estados brasileiros possuem registros da nova variante do coronavírus

Foto: Reprodução

Por Yumi Wada/O Imparcial

Anova variante do novo coronavírus (variante P.1) foi encontrada em mais cinco estados brasileiros, sendo eles Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, segundo informações obtidas pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) declaradas por estudiosos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última sexta-feira (12).

A variante P.1 foi localizada no país pela primeira vez no estado do Amazonas e já se alastra por outras regiões. As mutações passadas pelos vírus se assemelham às da Africa do Sul e do Reino Unido: mais transmissível. No entanto, ainda não há registros oficiais no Brasil sobre casos graves da Covid-19 causadas pela variante.

Há cerca de 3,6 mil amostras coletadas no país em busca de desenvolver as pesquisas das novas linhagens do vírus. Até o momento, já foram constatadas pelos pesquisadores 60 linhagens do coronavírus no Brasil, mas não costumam possuir grandes diferenças entre si, com alteração em sua maior parte em detalhes de variação genética.

Apesar disso, as linhagens mais encontradas são a B.1.1.33 e a B.1.1.28, e a segunda sequenciou a mutação que criou às variantes P.1 e P.2. A P.1 marca mais de 90% dos casos de contaminação no estado do Amazonas, enquanto a P.2 cresce consideravelmente no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *